Segundo a ANF, duas farmácias do distrito do Porto suspenderam atividade no dia 12 de março e uma farmácia do distrito de Aveiro e outra do distrito de Lisboa fizeram-no na segunda-feira, em consonância com as orientações dos delegados de Saúde.

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS)

  • Caso apresente sintomas de doença respiratória, as autoridades aconselham a que contacte a Saúde 24 (808 24 24 24). Caso se dirija a uma unidade de saúde deve informar de imediato o segurança ou o administrativo.
  • Evitar o contacto próximo com pessoas que sofram de infeções respiratórias agudas; evitar o contacto próximo com quem tem febre ou tosse;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes, com detergente, sabão ou soluções à base de álcool;
  • Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;
  • Evitar o contacto direito com animais vivos em mercados de áreas afetadas por surtos;
  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
  • Seguir as recomendações das autoridades de saúde do país onde se encontra.

A Associação Nacional de Farmácias apela aos cidadãos com sintomas suspeitos de Covid-19 que contactem primeiro a linha SNS24.

“Todas as pessoas devem planear as suas visitas às farmácias antes de saírem de casa” e “devem elaborar a lista dos medicamentos que pretendem, organizar as receitas em papel e preparar as mensagens de telemóvel com as receitas eletrónicas”, recomendou o secretário-geral da ANF em comunicado, adiantando que “sempre que possível” as farmácias devem ser previamente contactadas por telefone ou e-mail.

Na farmácia, devem respeitar a distância de segurança para os postos de atendimento e outros doentes, seguindo sempre as indicações dos farmacêuticos.

“Os portugueses têm sido de um grande civismo e assim deve continuar a ser, para garantirmos que a rede de farmácias continua em funcionamento pleno em todo o território”, sublinha Nuno Flora.

Portugal regista seis vítimas mortais do novo coronavírus, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), que dá conta de 1.020 casos confirmados de Covid-19.

Os dados do boletim epidemiológico hoje divulgado com dados até às 24:00 de quinta-feira e atualizado às 11:00 de hoje, indicam que há mais 235 casos confirmados de Covid-19 do que na quinta-feira.

Portugal encontra-se desde as 00:00 de quinta-feira em estado de emergência, que se prolonga até às 23:59 de 02 de abril.

Acompanhe ao minuto os efeitos do COVID-19 no país e no mundo

Os vírus e os coronavírus: quais as diferenças?