Em resposta escrita enviada à agência Lusa, fonte da ARS-Norte confirmou um surto do novo coronavírus no Lar Dona Beatriz, onde foram realizados testes já por duas ocasiões.
Atualmente são 12 os idosos e quatro os funcionários infetados, num universo de 30 utentes e 17 profissionais.
“No dia 11 [sexta-feira] foram testados todos os idosos e todos os profissionais. Este rastreio resulta do facto de uma funcionária ter testado positivo. Nos resultados dos testes, identificaram-se sete casos positivos em idosos e todos os profissionais eram negativos. No dia 13 [domingo] testaram-se novamente três idosos com sintomatologia e uma profissional também com sintomas, cujos resultados foram também positivos para SARS CoV2″, lê-se na resposta remetida à Lusa.
A ARS-Norte precisou que após resultado do primeiro rastreio “foram implementadas as medidas de separação dos idosos positivos dos negativos”, bem como feita uma desinfeção dos espaços por empresa especializada.
Somam-se como medidas a implementação de circuitos separados e a alocação de equipas dedicadas.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.636.687 mortos resultantes de mais de 73,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 5.815 pessoas dos 358.296 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Comentários