De acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, dos novos casos registados oito foram detetados no concelho da Ribeira Grande, nove em Ponta Delgada e dois no concelho de Vila Franca do Campo.

“Com exceção do caso positivo diagnosticado a um viajante não residente, na Lomba de São Pedro do concelho da Ribeira Grande, todos os outros casos registados em São Miguel são referentes a transmissão comunitária”, lê-se na nota.

Ainda segundo a Autoridade de Saúde Regional, nas últimas 24 horas foram realizadas “3.031 análises nos laboratórios de referência da região e outras três em regime de extra convenção”.

Também nas últimas 24 horas, registou-se um total de 26 recuperações na ilha de São Miguel.

Hoje há mais três doentes internados do que na quinta-feira, com 10 pessoas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, mas nenhuma em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

O arquipélago conta agora com 277 casos ativos de covid-19, sendo 272 em São Miguel, dois no Pico, um na Terceira, um no Faial e um em São Jorge.

Não há qualquer cadeia de transmissão ativa, tendo-se extinguido 202 até ao presente.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 5.486 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 5.046 pessoas e falecido 33.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.513.088 mortos no mundo, resultantes de mais de 168,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.022 pessoas dos 847.006 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.