Ontem, 25 de Maio, centenas de pessoas aderiram à campanha dos laços-borboleta, uma acção de sensibilização que visa alertar a população em geral para as doenças da tiróide.

Durante toda a manhã, centenas de pessoas deixaram-se fotografar com o laço simbólico da Semana Internacional da Tiróide. As imagens foram colocadas, ao minuto, na página da campanha no Facebook:

https://www.facebook.com/pages/Semana-Internacional-da-Tir%C3%B3ide-2011/165332440195132.

A criação de um mural no Facebook com as fotografias de quem aderiu à campanha pretendia “dar uma cara” a quem, a partir deste dia, ficou a saber mais sobre as doenças da tiróide. A “brigada de sensibilização” esteve presente até às 20h00, na Gare do Oriente, em Lisboa, mas a campanha continuará activa no Facebook até ao dia 27 de Maio.

A campanha da Semana Internacional da Tiróide estende-se também aos Hospitais, USF’s e Centros de Saúde através da distribuição de cartazes e flyers informativos, porque o objectivo é impactar o maior número possível de pessoas para que tomem conhecimento das doenças da tiróide que, apesar de atingirem mais de 1 milhão de portugueses, ainda são desconhecidas pela maioria das pessoas.

A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) e a Federação Internacional da Tiróide, com o apoio da Merck Serono, promovem estas e outras iniciativas como forma de alertar e sensibilizar para as doenças da Tiróide que atingem maioritariamente as mulheres (8 vezes mais mulheres do que homens), especialmente a partir dos 35 anos.

26 de maio de 2011

Fonte: Multicom/SAPO

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