Esta ação coletiva deve ainda ser aprovada por um juiz para passar à etapa da instrução.

Não cuida do seu planeta? Estas são as 15 consequências
Não cuida do seu planeta? Estas são as 15 consequências
Ver artigo

Os modelos envolvidos são os BMW X5 e 335d comercializados entre 2009 e 2013, cujas emissões, segundo Hagens Berman, são 27 vezes superiores ao máximo autorizado nos Estados Unidos.

Segundo a ação, a BMW terá dissimulado as emissões com um software, talv como fez a Volkswagen na Europa, indicou a mesma fonte.

"Esses veículos, no estado em que a BMW os vendeu, não são legais", afirma o escritório de advogados.

De acordo com a ação, o software utilizado impede que as emissões de óxido de enxofre superiores às normas sejam detetadas. A ação tramita num tribunal de Nova Jérsia.

Mortes por poluição

Quase um quarto (23%) das mortes registadas em todo o mundo são causadas por fatores ambientais, segundo dado da Organização Mundial de Saúde.

Um relatório da Organização Mundial da Saúde, publicado no ano passado, estima que em 2012 cerca de 12,6 milhões de mortes tenham sido provocadas pela "contaminação do ar, água e solo", "exposição a substâncias químicas", "mudanças climáticas" e "raios UV".

A organização estima que 8,2 milhões de mortes por doenças não transmissíveis podem ser atribuídas à poluição do ar. Tratam-se, sobretudo, de acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, cancro e doenças respiratórias.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.