2 de dezembro de 2013 - 08h15
A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome, lançada este fim de semana em supermercados de todo o país, resultou na recolha de um total de 2.767 toneladas de géneros alimentares, informou hoje a organização.
"Os resultados surpreendem pela solidariedade que os portugueses voltam a demonstrar, continuando - e apesar das grandes dificuldades económicas para muitas famílias portuguesas - a apoiar de forma tão significativa uma iniciativa em que acreditam e que os mobiliza, destinada a minorar as carências alimentares com que muitos dos seus concidadãos se debatem", realça a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em comunicado.
Os resultados desta ação, realizada num universo de 1.895 superfícies comerciais, ultrapassam os que foram alcançados por outra que teve lugar em maio e são ligeiramente inferiores aos obtidos na campanha levada a cabo no mesmo período do ano passado.
Estes números não incorporam ainda os resultados da Campanha Vale nem da campanha 'online', os quais têm adquirido um peso cada vez maior nas contribuições dos particulares, como realça a organização, indicando que haverá possibilidade de contribuir através das mesmas ao longo da próxima semana.
"Congratulamo-nos por continuar a mobilizar tantos portugueses e suscitar estes elevados níveis de participação numa campanha de solidariedade que se realiza já pela 44.ª vez consecutiva e por merecer a confiança para poder ajudar aqueles que mais precisam (...). Tudo somado, os resultados são extraordinários", sublinhou a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet, no mesmo comunicado.
Os alimentos recolhidos vão ser distribuídos, a partir da próxima semana, a um total de 2.280 Instituições de solidariedade social, que as vão entregar a cerca de 418 mil pessoas com carências alimentares comprovadas sob a forma de cabazes ou refeições confecionadas.
Lusa