A doença já matou 361 pessoas, a grande maioria na China. A única vítima mortal fora daquele país foi reportada nas Filipinas este domingo.

As autoridades da província Hubei confirmarem este domingo que houve mais 56 vítimas fatais nas últimas 24 horas. No relatório diário divulgado esta noite, a comissão de saúde da província, a mais afetada pela epidemia, indica que epidemia continua a alastrar.

Ao todo, em todo o mundo, há já 16.763 casos confirmados do novo coronavírus de Wuhan (2019-nCoV). Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há dezenas de casos de infeção confirmados em mais de 25 países.

Portugueses repatriados em solo nacional

Os 18 portugueses que estavam em Wuhan, China, aterraram no domingo à noite no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa.

Chegaram vindos de Marselha, França, num avião C-130 da Força Aérea, onde viajaram com uma equipa médica.

O grupo vai ficar, na sua totalidade, em quarentena durante 14 dias.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há dezenas de casos de infeção confirmados em mais de 25 países.
O dia a dia na China é vivido sob o medo do contágio pelo novo vírus, como mostra esta fotografia recolhida no dia 2 de fevereiro em Guangzhou, China créditos: EPA/ALEX PLAVEVSKI

OMS declarou situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC, na sigla inglesa) por causa do surto do novo coronavírus na China.

Uma emergência de saúde pública internacional supõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial. Esta é a sexta vez que a OMS declara uma emergência de saúde pública de âmbito internacional.

Para a declarar, a OMS considerou três critérios: uma situação extraordinária, o risco de rápida expansão para outros países e a exigência de uma resposta internacional coordenada.

Veja em baixo o mapa interativo com todos os casos de coronavírus confirmados

Se não conseguir ver o mapa desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins, siga para este link.

Veja a cronologia da expansão do vírus em imagens

Veja em vídeo como se transmite o coronavírus

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.