O segredo está na sincronização da hora em que comemos com a hora em que nos propomos a fazer exercício.

De acordo com um rol de estudos conduzidos pelo médico Adam Collins, da Universidade de Surrey, uma pessoa pode queimar mais gordura ao adaptar os hábitos de alimentação aos do exercício. Collins mostrou que para os homens mais jovens, comer hidratos de carbono - como massa, arroz e batata - antes do exercício físico reduz significativamente a quantidade de gordura que o corpo humano consegue queimar.

A mesma experiência em mulheres revelou o oposto: elas queimavam mais gordura justamente quando consumiam hidratos de carbono antes do desporto.

A experiência

Um outro estudo de Adam Collins criou um grupo de controlo de 30 pessoas, composto por 13 homens e 17 mulheres, relata a BBC.

Os voluntários, que não costumavam exercitar-se de forma diária, foram submetidos a três aulas supervisionadas por semana: treino de alta intensidade, zumba e spinning (bicicleta). Todos tomaram uma bebida antes e outra depois das aulas.

Uma das garrafas continha placebo (uma bebida com poucas calorias) e a outra tinha uma mistura controlada de hidratos de carbono. No início da experiência, mediu-se a quantidade de gordura que todos queimavam durante o descanso, tendo em conta informações como o género, idade, peso, circunferência da cintura e níveis de gordura e açúcar no sangue.

Todas as mulheres queimaram mais gordura no fim da experiência e as que ingeriram hidratos de carbono antes do exercício queimaram uma quantidade ainda maior. Quanto aos homens, os que tomaram hidratos de carbono depois do exercício conseguiram queimar mais do que os que tomaram antes.

Em ambos os casos, não houve diferenças significativas no peso ou no tamanho da circunferência da cintura.

O corpo masculino é muito mais "consumidor de hidratos de carbono", por isso se os homens ingerem este tipo de alimentos, o corpo queima-os antes de queimar a gordura.

O corpo das mulheres tende a queimar a gordura mais facilmente do que o dos homens, e também a conservar melhor os hidratos de carbono. Por isso, consumi-los depois do exercício, diminui a capacidade de queimar gordura, mas consumi-los antes ativa essa capacidade, concluiu o médico.