O surf é hoje em dia uma modalidade em voga em todo o mundo e em Portugal, o desporto que por vezes era marginalizado pela sociedade, é hoje em dia um dos pontos chave do turismo no nosso país. O número de praticantes e escolas tem vindo a aumentar a um ritmo alucinante e neste momento Portugal recebe algumas das provas mais importantes do circuito mundial de surf (World Surf League), tendo como símbolo nacional o surfista Frederico Morais, lugar 54º do Ranking Mundial.

Para um surfista é essencial obter todos os aspetos técnicos referentes à prática, mas muito para além da técnica, o atleta precisa de uma performance física exercitada para ter sucesso, já que é uma modalidade que exige imenso tanto a nível cardiovascular como também a nível de resistência muscular.

Um estudo em 2015 mostrou que a frequência cardíaca ao longo de duas horas de sessão no mar pode variar entre os 128 e os 171 bpm. No que toca a parte muscular, o surf é das modalidades mais completas que obriga a conjugar força e equilíbrio. Durante a prática o surfista requisita vários grupos musculares, estando o trabalho muscular muito direcionado nas pernas, tronco, braços e principalmente o core que é constantemente utilizado durante uma sessão.

Ora está na hora de tirar a prancha da água para lhe dar a conhecer os exercícios no ginásio que vão melhorar o seu surf. O trabalho em ginásio que irá beneficiar a performance do surfista está muito direcionado para o treino funcional, este tipo de treino associado aos pilares do movimento do corpo humano (mudança de nível, puxar/empurrar, rotação, locomoção) irá trazer ganhos substanciais na performance.

No ginásio podemos fazer um trabalho bastante completo na melhoria da prática do surf, neste artigo vamos focar-nos naqueles que são os exercícios de fitness diretamente ligados com a técnica da modalidade.

Exercícios para melhor a remada

A remada no surf é importantíssima, não só para o surfista se movimentar no mar, como é essencial na “entrada” na onda.

1. Aberturas com halteres no bosu

Aberturas com Halteres no Bosu

Começar com os braços esticados na linha do peito, deitado sobre o bosu, criando assim instabilidade e requisitando o core, na parte final fazer uma ligeira flexão dos cotovelos, realizando uma abertura.

2. Arremesso de bola

Arremesso Bola

Com uma bola medicinal, enviar contra o solo com movimento de braços.

3. Battle rope

Battle Rope

Battle Rope é um exercício onde é requisitada a força de braços e estabilização do core.

Exercícios para melhorar o takeoff e postura no surf

1. Agachamento no bosu

Agachamento no Bosu

Deverá agachar e levantar mantendo sempre uma posição estável, para isso deverá ter o core contraído ao máximo, este exercício é essencial no treino de equilíbrio e postura no surf.

2. Burpee com abdominal contraído

Burpee é um exercício que se aproxima muito daquilo que é o movimento de takeoff no surf.

3. Superman

Superman

Este exercício liga-se ao momento da colocação na prancha, a zona lombar é muito afetada durante uma sessão de surf, logo deve ser fortalecida no treino.

4. Rotação abdominal com elástico

Como conclusão, com este treino queremos focar-nos na força, explosão, agilidade e resistência, o treino funcional irá trazer os benefícios que precisa para pegar na sua prancha e ter um bom desempenho no mar. Por isso, da nossa parte, basta desejar bons treinos e boas ondas.

Pedro Simões – Personal Trainer Holmes Place Dolce Vita Tejo

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