Para além dos típicos parques e jardins, existem até várias opções de ginásios outdoor nos quais poderá beneficiar dos acessórios normalmente disponíveis nos ginásios como é o caso dos kettlebels, cordas e halteres. Mas antes de optar por qualquer uma das soluções, confirme os benefícios do treino ao ar livre.

Sol e Vitamina D

Ao treinar ao ar livre vai beneficiar de sol, ar puro e todas as vantagens em que isso se traduz como é o caso do aumento de produção de vitamina D. A deficiência desta vitamina pode trazer vários problemas físicos e cognitivos entre eles falta de memória, depressão, diminuição da capacidade de raciocínio, sistema imunológico debilitado, maior propensão a desenvolver problemas respiratórios, fadiga e problemas de ossos. Ao praticar desporto em ambiente outdoord irá repor os níveis desta vitamina e ainda aproveita para se bronzear.

Treine às horas que quiser

Sem as limitações impostas pela agenda do ginásio, poderá escolher o horário de treino que melhor se adapta à sua rotina e preferência pessoal. Treinar de manhã ao acordar por exemplo, traz inúmeros benefícios e é a melhor forma de começar o dia com energia.

Melhora a saúde mental

Os estudos mostram que quem pratica desporto ao ar livre sente mais prazer em fazê-lo, aumentando a vitalidade e a motivação para continuar. Quem o faz, sente-se mais feliz e com maior auto-estima, o que ajuda a combater a fadiga e stress, aliviando os sintomas da depressão. Por outro lado, treinar ao ar livre previne o declínio das capacidades cognitivas, principalmente em pessoas entre os 25 e 45 anos.

Flexibilidade de movimentos

A nível de equipamento o ginásio ganha aos pontos mas fazer exercício ao ar livre também se traduz num maior número de possibilidades de movimento. Correr na areia, por exemplo, não só ajuda a estimular a proprioceptividade como consequentemente previne lesões. Por outro lado correr ou andar de bicicleta torna-se muito mais agradável e desafiante se adicionar subidas, descidas e piso irregular. Fazer flexões num piso inclinado é um outro exemplo das variações de exercícios que consegue em ambiente outdoor.

Pode levar os filhos consigo

Os seus filhos mais depressa o acompanharão à praia ou ao parque do que a um ginásio. Esta é uma forma de também eles se divertirem ao ar livre enquanto você treina descansado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.