Presente na maioria dos ginásios, é ignorada por muitos, apesar de ser o vício de outros. E os últimos é que sabem, porque a sauna não só revigora por dentro como também por fora. Dizemos-lhe agora como deve usá-la para aproveitar os seus múltiplos benefícios ao máximo. Apesar de existirem regras de utilização, que não aconselham a sua utilização durante mais de 10 minutos seguidos, fazer uma sessão de sauna regularmente tem vantagens comprovadas.
1. Melhora a circulação sanguínea
O coração duplica o seu ritmo para bombear o sangue para a superfície da pele com o objetivo de a arrefecer. Um estudo científico japonês demonstrou que as pessoas com problemas cardíacos melhoram o bombeamento e o fluxo sanguíneo fazendo sauna. Outras investigações internacionais comprovaram que uma frequência assídua, até sete vezes por semana, reduz o risco de crises cardíacas e previne o desenvolvimento de doenças das artérias coronárias.
2. Aumenta a temperatura do corpo
Uma ida à sauna potencia o termómetro corporal. O organismo passa a responder melhor a temperaturas de frio ou de calor extremo depois de uma sessão de 10 minutos, garantem os especialistas.
3. Alivia algumas dores
Primeiro, porque um corpo quente é menos sensível às mazelas físicas. Depois, porque, durante a sauna, se liberam endorfinas, as hormonas do bem-estar. As pessoas que sofrem de artrite, por exemplo, deve fazer sauna regularmente. Também alivia o reumatismo e as dores nas articulações.
4. Melhora a respiração
Uma investigação científica holandesa, divulgada por uma publicação especializada, demonstrou que as doenças pulmonares obstrutivas melhoram durante uma sessão de sauna. As pessoas com problemas respiratórios, como é o caso da asma e da bronquite, têm vantagem em fazer sauna.
5. Combate o stresse
Com o calor, o organismo liberta endorfinas, substâncias que estimulam o relaxamento. Como, por norma, as sessões de sauna decorrem num ambiente de silêncio, há quem aproveite para fechar os olhos e descansar e/ou até para meditar.
O que fazer antes de entrar na sauna
Estas são as regras a seguir para potenciar os efeitos de uma sessão:
- Descanse entre 15 e 30 minutos e não entre nela logo que acabar a sua sessão de treino, isto se fizer desporto.
- Se já tiverem passado várias horas desde a sua última refeição, ingira hidratos de carbono (uma bolacha ou uma peça de fruta, por exemplo) para não ter uma descida de açúcar.
- Tome um bom duche de água tépida antes de entrar. Esta é uma medida de higiene simples que torna a sauna mais eficaz.
- Se é daquelas pessoas que tem sempre os pés frios, mergulhe-os em água quente durante cerca de cinco minutos antes de entrar na sauna. Desta forma acelerará a irrigação sanguínea.
Os cuidados a ter durante uma sessão de sauna
Estes são os erros a evitar para potenciar os efeitos dos banhos a vapor:
- Se conseguir, deite-se sempre nos bancos intermédios pois os inferiores sobrecarregam o coração e, nos superiores, a temperatura é mais elevada.
- Certifique-se que a temperatura da sauna é a correta (entre 80° C e 100° C) para que a sua temperatura exterior não passe dos 40° C.
- Se ainda é principiante, comece com sessões de cinco a seis minutos, para ir aumentando, pouco a pouco, para os 10 e os 12. Não ultrapasse os 15 minutos de maneira nenhuma.
- Quando sair, sente-se no banco com os pés pendurados para que a circulação se adapte à posição vertical e de seguida levante-se lentamente.
As precauções a ter depois da sauna
Estas são as regras a seguir à posteriori para potenciar os efeitos de uma sessão:
- Mantenha-se fora da sauna alguns minutos para arrefecer as vias respiratórias.
- Tome um duche de água fria. Este é um passo fundamental que, no entanto, pouca gente leva a cabo. Em alternativa, se não conseguir, faça-o com água morna. Ao fazê-lo, comece pelos pés e vá subindo até ao umbigo e, finalmente, ao coração.
- Se ainda é principiante, a sua sessão deve acabar aqui. Se é viciado, repita o ciclo sauna-duche, mas não o repita mais de três vezes.
- A frequência ideal é de uma a duas saunas por semana mas há quem lide melhor com sessões quinzenais.
Comentários