Sabemos que não é fácil manter uma actividade física regular. Há sempre alguma coisa a competir pelo seu tempo e as desculpas para se manter quieta abundam.
Mas a verdade é que o exercício físico tem um papel decisivo no controlo do peso a longo prazo. «Só quem faz exercício físico consegue manter-se magro ao longo da vida», refere Teresa Branco, especialista em Fisiologia do Controlo de Peso.
Mas se não é adepta do ginásio não desespere o que é importante é que se mantenha fisicamente activa, mesmo não praticando nenhuma actividade desportiva. Como? Através das alternativas apresentadas por Elvis Carnero, fisiologista do exercício.
Mexa-se!
As pessoas com pouco tempo (ou vontade) para treinar devem mexer-se com a maior regularidade possível, como aconselha Elvis Carnero. «Se utiliza o elevador frequentemente, passe a subir pelas escadas», recomenda o especialista.
«Este é um exercício com um alto dispêndio energético, realizado em poucos minutos, que quando repetido várias vezes ao dia acaba por resultar num dispêndio calórico significativo», sublinha.
Ande mais a pé
Estacione um pouco mais longe do escritório, desça duas paragens de autocarro antes da sua e ande mais a pé. «Faça as suas compras diárias a cerca de um ou dois quilómetros de casa», sugere o fisiologista do exercício.
«Pode ir a um ritmo rápido e na volta andar um pouco mais devagar para compensar a carga extra das compras, que por si só, já a obriga a gastar mais energia», refere.
Saldo positivo
Feitas as contas, estas e outras propostas são soluções simples e eficazes para pessoas sedentárias com pouco tempo para treinar, pois «podem representar mais de 30 minutos de actividade diária e mais de três horas de actividade física não estruturada no total da semana (aproximadamente 1000 a 1200 calorias para um peso médio de 70 kg).
Para saber quantas calorias gasta em cada actividades, use a ferramenta de cálculo de calorias por actividade do Canal Saúde do Sapo.
Modalidades elegantes
Se é adepta de desporto saiba que as modalidades mais eficazes para perder peso «são aquelas que envolvem mais grupos musculares e que podem ser realizadas durante mais de 30 minutos, por exemplo, caminhar, correr ou nadar de forma continua».
«Para além destas, no ginásio, há ainda outras boas opções como caminhar/correr na passadeira, as máquinas elípticas, o step mecânico, as aulas de step ou de ciclismo (cycling, spinning, RPM...)», recomenda.
Texto: Vanda Oliveira com Teresa Branco (especialista em Fisiologia do Controlo de Peso) e Elvis Carnero (fisiologista do exercício)
Comentários