Os dias estão a ficar mais longos e o verão está cada vez mais perto. Está na hora de começar a treinar na rua e de aproveitar o fantástico tempo que temos cá em Lisboa. Conheça alguns beneficios de treinar ao ar livre.

Esqueça as longas horas na passadeira e no ginásio e aproveite o facto que os dias estão mais longos e que o tempo está a ficar mais quente para começar a treinar ao ar livre. A sua mente e corpo vão agradecer. Na verdade há algumas investigações a sugerir que os beneficios de treinar ao ar livre são superiores aos de treinar no ginásio ou em outros espaços cobertos. Não me surpreende.

Se tem dúvidas, veja cinco razões pelas quais é mais benéfico treinar ao ar livre.

1. Melhores resultados

As pessoas sentem-se mais motivadas e rendem mais quando treinam ao ar livre. E de facto é mais divertido e agradável treinar ao ar livre porque existe a possibilidade de realizar jogos e exercícios diferentes daqueles que costuma fazer no ginásio. Além disto, a probabilidade das pessoas continuarem a fazer exercício físico ao ar livre no longo prazo é maior do que quando treinam nos ginásios. Segundo a minha experiência estes resultados aumentam 20-30% quando as pessoas treinam em grupo!

2. Aumento da vitamina D

Grande parte da população mundial é deficiente em vitamina D e a cada dia que passa mais vamos percebendo a sua importância na melhoria da nossa saúde e na prevenção de várias doenças. Tendo em conta que baixos níveis de vitamina D estão associados a: baixa imunidade, aumento do risco de vários tipos de cancro (e a aumentar), aumento do risco de doenças cardíacas, distúrbios neurológicos e psicológicos (incluindo depressão), diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral, perda de tecido ósseo, perda de massa e força muscular; e que a melhor maneira de sintetizar vitamina D é através da exposição solar, treinar ao ar livre é uma excelente opção para aumentar os níveis desta poderosa vitamina e melhorar a composição corporal. Quem é que não gosta de ficar bronzeado?

3. Variedade no treino

Treinar ao ar livre permite incorporar um maior número de atividades e treinar uma série de movimentos que normalmente não se fazem nos ginásios devido às limitações de espaço (por exemplo treinar técnicas de corrida, mudanças de direcção, lançamentos, realizar jogos/estafetas, circuitos de coordenação/agilidade, etc.). Este tipo de treino vai ajudá-lo a melhorar as suas competências de movimento básicas, trabalhar o seu corpo em diferentes planos de movimento (quando está nas máquinas dos ginásios este tipo de percepção sensorial não existe – a sua amplitude de movimento está limitada!) e melhorar a funcionalidade para as atividades diárias da sua vida.

4. Respirar ar puro

Hoje em dia, devido ao estilo de vida que levamos, passamos demasiado tempo em espaços cobertos e não respiramos o ar puro (oxigénio) que deveríamos. Pense bem na sua atividade diária desde que começa o dia. Dormimos dentro de casa, comemos no centro comercial, conduzimos dentro do carro (a não ser que seja daqueles sortudos que tem um descapotável), trabalhamos todo o dia no escritório, fazemos exercício no ginásio e depois voltamos para casa para relaxar e repetir o mesmo no dia seguinte. Chegamos a um ponto em que treinar ao ar livre e respirar ar puro é mais uma necessidade que uma opção. O nosso corpo e a nossa mente não foram desenhados para passar tanto tempo em espaços fechados!

5. Maior atenção e concentração

O facto de treinar num ambiente natural e em espaços verdes aumenta os níveis de atenção e concentração. Um estudo efetuado com jovens entre os 7 e 12 anos, demonstrou que um passeio de 20 minutos num parque natural, tem um efeito signficativo nos seus níveis de atenção e concentração. Agora, um passeio não é mesma coisa que um treino (este último tem muitos mais beneficios que vão para além do objetivo deste artigo) mas a questão principal é esta: quem é não se sente melhor depois de fazer exercício físico ao ar livre?

Precisa de ajuda?

Para ir ao encontro destas necessidades e com a consciência que grande parte das pessoas está interessada em perder gordura, tonificar o corpo e aumentar os seus níveis de força e energia, decidi criar uma alternativa para todos aqueles que pretendem treinar de forma diferente e obter resultados diferentes.

A alternativa consiste num programa de treino físico chamada Fat Burn Boot Camp, que consiste na prática de treino físico organizado com a orientação de profissionais devidamente qualificados e altamente comprometidos em garantir que os seus objectivos serão cumpridos! Está preparado(a) para rejuvenescer alguns anos?

Todos os detalhes do Fat Burn Boot Camp aqui ou na página oficial do evento no Facebook.

Inscreva-se e até breve!