Sabe-o bem. Não é, por isso, nenhuma novidade para si! Além de ser cansativo, limpar e arrumar a sua casa, uma atividade que faz parte do quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo, pode causar-lhe (muitas) dores musculares. Mas, se seguir os conselhos que se lhe apresentamos de seguida, recomendados por milhares de especialistas, pode reduzir ou até evitar algumas delas. Alguns deles também servem para o trabalho.

1. Diversifique as tarefas, de forma a não passar muito tempo na mesma posição. Por exemplo, não limpe o chão da casa de uma vez só. Tente fazê-lo por fases, procurando descansar sempre entre cada uma delas.

2. Evite manter-se inclinado para a frente durante muito tempo, uma vez que este gesto, repetido com muita regularidade, pode dar origem a lesões.

3. Lave a banheira de joelhos e recorra à ajuda de uma escova com cabo para lhe facilitar a tarefa, exigindo um menor esforço da sua parte.

4. Aspire sempre a casa com as costas direitas. Manter uma boa postura é uma das melhores formas de prevenir problemas lombares.

5. Para lavar os vidros, suba a uma cadeira e não tenha os braços levantados durante muito tempo.

6. Engomar já é, por si só, uma tarefa entediante, pelo que não há necessidade de a tornar (ainda) mais desagradável ou até mesmo dolorosa. Coloque, por isso, a tábua de engomar a uma altura que lhe permita ter as costas direitas.

7. Limpe o chão com vassouras ou esfregonas que tenham um cabo lhe permita manter as costas direitas.

8. Peça ajuda para mover móveis e/ou outros objetos pesados de um lado para o outro. Para os empurrar, em vez dos braços, use as costas. Avalie previamente o peso que poderão ter para garantir que não se está a esforçar demasiado, correndo assim maiores riscos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.