A crise de saúde global causada pela disseminação do coronavírus está a alterar o estilo de vida de milhões de portugueses, com efeitos na saúde mental, que até ao momento apenas podem ser estimados, mas que importam ser medidos com rigor.
A fase de mitigação da pandemia da covid-19 entrou hoje em vigor em Portugal, por determinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), envolvendo todo o sistema de saúde, público e privado.
Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia realizam hoje um novo Conselho Europeu por videoconferência para discutir a resposta conjunta à pandemia de covid-19, com Portugal e outros países a defenderem ações ainda mais robustas.
A comunidade portuguesa em Macau já arrecadou 105 mil patacas (12 mil euros) em menos de 48 horas para comprar material médico para Portugal associado ao combate ao surto da covid-19.
Os Estados Unidos registaram na quarta-feira 1.031 mortes causadas pelo novo coronavírus, de acordo com uma contagem da Universidade norte-americana Johns Hopkins.
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou hoje que nas últimas 24 horas foram detetados 15 novos casos de coronavírus no país, o que eleva para 106 o número de doentes com a Covid-19, confirmados oficialmente.
A China anunciou hoje 67 novos casos da covid-19, todos oriundos do exterior, numa altura em que o país está a regressar à normalidade, após dois meses de paralisia, devido ao surto, que teve origem na província de Hubei.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) vai abrir 35 unidades dedicadas à covid-19 nos cuidados de saúde primários, na sequência da entrada de Portugal hoje na fase de mitigação da pandemia, foi anunciado.
O ministro da Saúde brasileiro classificou hoje de precipitada a quarentena decretada por alguns estados no país, que restringiram aulas, comércio e circulação de pessoas, um dia após o Presidente do Brasil ter pedido o fim do "confinamento em massa".
O Brasil tem pelo menos 57 mortos e 2.433 infetados pelo novo coronavírus. Ministério da Saúde anunciou que irá autorizar o uso do medicamento cloroquina para tratamento de casos graves.
Cerca de 30% das pessoas contagiadas até hoje pelo novo coronavírus nos países da União Europeia (UE), Islândia, Liechtenstein e Noruega foram hospitalizadas, das quais 4% apresentavam sinais de doença grave, foi anunciado.
O país vizinho supera a China em termos de número de mortos. O novo coronavírus matou, até agora, 3.434 pessoas. Para travar a pandemia, são muitos os espanhóis que defendem a implementação de normas (ainda) mais restritivas.
"Até às 18h00 de hoje, foram detidas por crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência, 39 pessoas", informa o Ministério da Administração Interna (MAI) em comunicado.
Doze polícias e três técnicos sem funções policiais estão infetados com o novo coronavírus e cerca de 450 elementos da Polícia de Segurança Pública estão de quarentena, avançou hoje aquela força de segurança.
A pandemia de Covid-19 pode trazer uma nova geração de robôs capazes de tarefas perigosas como limpeza de superfícies infetadas ou vigiar pessoas em quarentena, afirmam hoje alguns dos principais investigadores internacionais em robótica.
O secretário de estado da Saúde disse hoje que chegarão 80 mil testes para a covid-19 até ao final da semana e que atualmente o sistema de saúde tem capacidade para fazer 8.600 testes diários.
Mais de três mil milhões de pessoas em quase 70 países ou territórios estão atualmente confinadas nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da covid-19, segundo um balanço hoje avançado pela AFP.
Itália é o país mais afetado pela pandemia de COVID-19, uma doença infecciosa mortal causada pelo vírus SARS-COV-2. Só nas últimas 24 horas morreram 683 pessoas. Os números foram divulgados esta quarta-feira pela proteção civil italiana.
A Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) defende que sejam aumentados os testes à covid-19 e que inclusivamente sejam colhidas amostras aleatórias em todas as regiões do país.
Um grupo de investigadores da Universidade do Minho (UMinho) elaborou um "manual de instruções" sobre o fabrico de máscaras de proteção para ajudar as empresas envolvidas na confeção daquele equipamento, foi hoje anunciado.
Um grande ensaio clínico acaba de ser lançado para testar quatro tratamentos experimentais contra o coronavírus em vários países europeus, noticia hoje a agência de notícias francesa AFP.
A diretora geral da saúde afirmou hoje que não há evidência científica que as desinfeções de vias e espaços públicos sejam eficazes contra o contágio pelo novo coronavírus.