com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui

Em destaque

Tarte de alperce com creme pasteleiro

Não há como resistir a esta tarte. Uma deliciosa pâte sucré de amêndoa recheada com um consistente creme pasteleiro de baunilha e coberta com alperces. Pura tentação.

Ingredientes

Massa

Ovo 1
Farinha 220 g
Amêndoa moída 40 g
Açúcar 90 g
Manteiga com sal, bem fria 130 g
Pasta ou extrato de baunilha ½ colher de chá
Amido de milho (Maizena) 70 g

Creme pasteleiro

Ovos 2
Gemas 2
Leite 500 ml
Açúcar 100 g
Amido de milho ou Maizena 70 g
Vagem de baunilha (ou extrato) 1
Alperces 600 g
Açúcar em pó para polvilhar usar a gosto
Alperces e flores de hortência para decorar usar a gosto

Preparação

Creme pasteleiro: leve o leite ao lume numa panela com a vagem de baunilha aberta e raspada, até começar a ferver. Deixe em infusão cerca de 15 minutos e remova a vagem de baunilha. Numa taça, bata os ovos com o açúcar até esbranquiçar, junte o amido de milho e bata novamente.

Verta de seguida o leite sobre o creme de ovos, mexendo bem. Coloque na panela e leve novamente ao lume, sem parar de mexer com uma vara de arames, cerca de três minutos ou até engrossar. Transfira para uma taça e tape com película aderente de forma a que esta fique colada ao creme. Deixar arrefecer completamente.

Massa: misture com as mãos (ou no processador) a farinha, a amêndoa moída, o amido de milho, o açúcar e a manteiga cortada aos cubos até obter uma massa areada. Junte o ovo e amasse (ou processe) até conseguir moldar uma bola. Espalme a bola num círculo, envolva-a em película aderente e reserve no frigorífico cerca de 30 minutos. Estenda a massa e forre uma tarteira de 22 cm. Pique a superfície com um garfo e reserve no frigorífico uns minutos.

Montagem: lave os alperces e corte-os ao meio, retirando os caroços. Mexa o creme pasteleiro com uma vara de arames.

Espalhe o creme na tarteira alisando com a espátula. Disponha as metades de alperce por cima do creme, com a “barriga” virada para baixo. Leve ao forno cerca de 35 minutos, até que o creme fique firme e a massa dourada. Reserve de preferência uma noite no frigorífico. Sirva com açúcar em pó e mais alperces frescos.

Esta receita é parte integrante do livro "Baunilha, bolos ao sabor das estações".

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.