com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Sopa de lentilhas e quinoa

Uma sopa vegetariana e inteiramente biológica. Não deixa de ser um caldo substancial que faz as vezes de refeição principal

Ingredientes

Cebola roxa 1
Talo de aipo 1/2
Dentes de alho 2
Tomates maduros e pelados 2
Alho francês (parte branca) 1
Nabo 1
Lentilhas 200 g
Quinoa 100 g
Coentros em pó 1 colher de chá
Paprika doce 1 colher de chá
Pasta de tomate concentrado (opcional) 1 colher de chá
Sal (ex. flor de sal de aipo) q.b.
Cogumelos marron 200 g
Azeite Um fio
Tomilho fresco q.b.

Preparação

Numa panela grande coloque um fio de azeite, a cebola roxa cortada às rodelas, dois dentes de alho picados, o talo de aipo cortado em pedaços pequenos e deixe refogar em lume brando com a tampa uns cinco minutos.

Adicione o tomate cortado em pedaços grosseiros, sem a pele e deixe refogar mais um pouco (caso sinta que está um pouco seco, adicione uma concha de sopa cheia de água). Deixe refogar mais uns três minutos e adicione o alho francês cortado às rodelas. Volte a tapar a tampa, regue com um pouco de água (até cobrir os legumes) e deixe cozinhar em lume brando, com a tampa mais uns cinco minutos.

Se sentir que o tomate não é suficiente maduro e não se desfez na perfeição, com ajuda de um esmagador de batata manual, pressione o tomate e deixe que se desfaça por completo.

Entretanto corte o nabo em cubos bem pequenos e adicione ao caldo juntamente com as lentilhas e cubra com água (pelo menos três dedos a mais que os legumes) - porque as lentilhas vão absorver muita água à medida que vão cozinhando.

Nesta fase pode temperar a gosto. Neste caso foi utilizada flor de sal de aipo para intensificar um pouco mais o sabor, coentros em pó e a paprika. Para conferir mais cor, usar um pouco de pasta de tomate (opcional). Nesta fase adicione um pequeno raminho de tomilho fresco (introduz frescura nos cozinhados). Deixe cozinhar lentamente, mexendo a espaços.

Quando as lentilhas e o nabo estiverem quase cozidos, adicione a quinoa (e um pouco mais de água caso seja necessário). Deixe cozinhar mais um pouco, retifique os temperos e, cinco minutos antes de terminar, adicione os cogumelos partidos ao meio, não os deixando cozinhar muito.

Sirva bem quente com mais umas folhinhas de tomilho fresco.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.