com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui

Em destaque

Sopa de lentilhas e pimentos assados

As lentilhas estão entre as leguminosas com mais proteína. São rápidas de cozinhar quando compradas sem casca. Neste caso, não as compre enlatadas porque perdem todo o sabor e textura característicos.

Ingredientes

Lentilhas laranjas ou rosa sem casca 300 g
Pimentos vermelhos grandes 3
Azeite virgem extra 2 colheres de sopa
Sal marinho usar q.b.
Pimenta-preta usar q.b.
Dentes de alho⁣ 3
Cebola média 1
Gengibre um pedaço com 3 cm
Água suficiente para cobrir as lentilhas

Preparação

Comece por demolhar as lentilhas. Como não têm casca, vão cozinhar num instante, mas para serem mais digeríveis, têm de ser demolhadas durante, pelo menos, duas horas. De seguida, lave-as bem.

Num tabuleiro, coloque os pimentos cortados ao meio, sem sementes, com o alho com pele, azeite, sal e pimenta q.b. e leve ao forno a 180 ºC até ficarem muito bem assados.

Num tacho médio e fundo, refogue a cebola até ficar translúcida, durante cerca de cinco minutos, em lume brando. Adicione o gengibre cortado em pedaços grosseiros. Junte as lentilhas e refogue durante cinco minutos, em lume brando. Cubra as lentilhas com água e coza-as até ficarem macias, a desfazerem-se. O tempo de cozedura vai depender do tipo de lentilhas utilizado. Em 30 minutos devem estar boas.

A cozedura deve fazer-se com o tacho tapado, em lume médio/baixo. Vá verificando se o cozinhado não seca muito porque as lentilhas absorvem o líquido e podem queimar. Esta sopa requer uma atenção extra. Quando as lentilhas estiverem a desfazer-se, adicione o sal e a pimenta-preta.

Entretanto, quando os pimentos estiverem assados, junte-os ao tacho, com os alhos assados sem pele.

Retire o tacho do lume e, numa liquidificadora ou com uma varinha mágica, passe tudo até obter um puré.

Prove e ajuste os temperos, se necessário. Se a sopa estiver muito densa, coloque-as de volta no tacho, adicione mais água, prove e ajuste os temperos. Sirva com um fio de azeite virgem extra e pimenta-preta moída na hora.

Esta receita é parte integrante do livro “Comer Amor”.

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.