Em destaque

Salada Caesar de sabor genuíno

Uma Salada César que assenta nos sabores não-artificiais e nos ingredientes verdes, dando menor importância ao molho

Ingredientes

Frango assado do campo 1 unidade
Óleo vegetal usar q.b.
Sal e pimenta usar q.b.
Farinha usar q.b.

Salada da horta

Qualquer alface que saiba a alface (Quanto mais profunda for a cor, maior o sabor. Decididamente, a alface icebergue não) 1 unidade
Cebola vermelha 1 unidade
Tomates cherry 2 unidade
Qualquer erva aromática fresca (funcho, salsa, tomilho, coentros, orégãos, etc.) usar a gosto
Sal e Pimenta usar q.b.
Óleo prensado a frio à sua escolha usar a gosto
Sumo de limão ou vinagre usar q.b.

Preparação

Corte o frango em pedaços. Separe a perna em coxa e sobrecoxa. Tempere-o generosamente com sal e pimenta, e deixe-o repousar durante, pelo menos, uma hora.

Passe o frango pela farinha, à qual juntou um pouco de sal e pimenta.

Numa caçarola funda, coloque um pouco de óleo de forma a cobrir a superfície toda e a ter alguns milímetros de altura. Pode usar óleo vegetal, mas, se tiver banha, é melhor. Aloure o frango em lume alto, virando-o até cada pedaço parecer crocante e delicioso. Reduza o lume para o mínimo, junte uma a duas colheres de água quente, e coloque uma tampa na caçarola de forma a ficar selada.

Agora, o frango ficará a cozinhar no vapor durante 20 minutos. Isto é fundamental para cozinhar a coxa e a sobrecoxa, que são menos tenras nas aves do campo. Quando retirar a tampa, a carne na coxa deve ter recuado um pouco e deixado um pedaço do osso à vista. Volte a aumentar o lume para o máximo e aloure novamente o frango.

Coloque-o numa travessa para repousar, durante, pelo menos, dez minutos antes de servir. Prove o tempero e sirva.

Para a “Salada da horta”: Lave e seque a alface. Com um mandolim, corte uma ou duas fatias muito finas de cebolas. (Pode usar uma faca, se cortar com cuidado).

Pique a erva aromática escolhida.

Coloque tudo numa saladeira. Separe a cebola em aros ou corte cada fatia ao meio. Corte os tomates cherry ao meio. Adicione sal e pimenta, e tempere com o óleo prensado a frio que escolheu (Normalmente, uso óleo de canola extra virgem ou azeite) e com o sumo de limão ou o vinagre.

Sala Caesar de sabor genuíno

Mark Schatzker é o autor de "The Dorito Effect", um livro que fala sobre sabores artificiais e a crise de saúde na América. Algumas pessoas chamam-lhe “o detetive do sabor”, pois a sua missão é investigar a ligação entre o sabor e a nutrição. Além disso, é locutor de rádio na Canadian Broadcasting Corporation, e vive em Toronto com a esposa e os três filhos.

Esta receita é parte integrante do documentário Saborologia, da AEG.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.