Em destaque

O segredo para fazer um salmão no forno sem o deixar secar

Este é um dos grandes dramas da humanidade gastronómica. Quem nunca deixou secar uma posta de salmão no forno que fale agora ou se cale para sempre…

Ingredientes

Lombo de salmão alto com pele (inteiro ou às postas) 750 g
Azeite Extra Virgem 1 colher de chá
Flor de Sal uma pitada
Tomilho Fresco 1 raminho
Iogurte grego e cebolinho picado para acompanhar -

Preparação

Diz-nos "Ele" do Casal Mistério: Até os mais conceituados e respeitados chefes Michelin hão de ter deixado secar um qualquer salmão por essa vida fora. E é por isso que eu estou aqui. Para partilhar a técnica que nunca o vai deixar com um peixe seco e desenxabido na boca. A minha querida Mulher Mistério não quer outra coisa: odeia peixe seco e ai de mim se me distraio e deixo o peixe tempo demais no forno. A minha vida é muito difícil, eu sei…

O segredo é cozinhar o peixe a baixa temperatura, para que fique tenrinho, suculento, hidratado e cozinhado de forma uniforme ao longo de toda a posta — tanto nas entranhas mais profundas como na superfície mais exposta.

Por isso, pré-aqueça o forno a 135 ºC.

Depois, sobre um pirex pincelado com metade do azeite, coloque as postas de salmão com a pele para baixo. Pincele o resto do azeite por cima do peixe e tempere com a flor de sal. Antes de levar ao forno, coloque metade do tomilho por baixo do salmão e a outra metade por cima.

Deixe cozinhar durante 15 a 35 minutos, dependendo da grossura do salmão. A grande vantagem deste segredo: enquanto, com a temperatura do forno mais elevada, um minuto a mais pode ser a diferença entre o paraíso e o inferno da secura, com a cozedura a baixa temperatura essa margem é muito maior.

A técnica para perceber quando o peixe está pronto é ir espetando um garfo de servir, com dois dentes, na parte mais alta da peça. Assim que o garfo entrar sem sentir resistência e a pele se separar facilmente, é sinal de que o peixe está pronto. Mesmo que pareça cru e transparente por cima, não se preocupe: está ótimo.

Esta receita é parte integrante do livro "As 99 melhores receitas do Casal Mistério"

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.