com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Gelado de pistácio {puro}

Sem natas nem gorduras extras, simplesmente com leite e amido de milho

Ingredientes

Puré de pistácio

Pistácio com casca 200 g ou 100 g de pistácio sem casca
Água quente 100 ml
Pistácios para decorar q.b.

Gelado

Leite Gordo 450 ml
Maizena 2 colheres de sopa
Açúcar Amarelo 125 g
Extrato de baunilha (ou rum baunilhado caseiro) 1 colher de sopa
Essência de amêndoa natural umas gotas

Preparação

{Puré de pistácio}

Enxaguar os pistácios (sem a casca) por água para tirar o sal. Triturá-los com a água quente até obter um puré cremoso. (Thermomix-Bimby: Triturar os pistácios com a água 2min/vel. 5-7-9). Reservar.

{Gelado}

Num tigela, misturar 100ml de leite com a Maizena e o açúcar. Aquecer os restantes 350ml de leite até levantar fervura. Retirar do lume e incorporar a mistura de Maizena, mexendo bem. Levar ao lume e deixar ferver 5 a 10 minutos, mexendo sempre com uma vara de arames, até engrossar. (Thermomix-Bimby: Colocar todos os ingredientes no copo e programar 8 min./90º/vel.3, ou até engrossar).

Deixar arrefecer e incorporar o puré de pistácio, o extracto de baunilha e a essência de amêndoa. (Thermomix-Bimby: Misturar o puré de pistácio com o creme e as essências 2min/vel. 9, de forma a ficar bem liso). Reservar no frigorífico umas horas até ficar bem frio (deixei a noite toda).

Verter a preparação na máquina de gelados, seguindo as instruções da mesma e bater cerca de 45 minutos. Colocar num recipiente bem frio e tapar com película aderente, bem colado ao gelado. Levar congelador até ficar sólido.

Caso não tenha máquina de gelados deverá colocar a preparação numa caixa no congelador e retirar de 30 em 30 minutos e bater com a batedeira (ou garfo) para quebrar os cristais de gelo e ficar mais cremoso, até solidificar.

Receita do parceiro

Em destaque