com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €29,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Búzio com caril e leite de coco

Ingredientes

Búzio limpo 2000 g
Cebolas 2 grande
Alho 1 cabeça
Leite de coco cremoso 1 lata
Louro 2 folha
Azeite q.b.
Pimenta malagueta A gosto
Sal e salsa q.b.
Caril A gosto

Preparação

A primeira tarefa é lavar e limpar o búzio, retirando o excesso, espécie de “gordura sebosa”. Após esse processo de limpeza colocar numa panela de pressão para cozer com água por 15 minutos. Retira-se a água e deixa-se arrefecer. Corta-se os búzios em pedaços pequenos e reserva-se.
Numa panela grande vamos preparar o refogado, misturando o alho, o azeite a cebola, o louro, a pimenta e o sal. Misture bem e acrescente o búzio. Deixe apanhar o gosto do tempero durante alguns minutos em lume brando. Entre 10 a 15 minutos, aproximadamente, coloque 2/3 colheres de sopa de caril e misture bem, deixe mais 3 minutos. Acrescente o leite de coco. Quando começar a ferver, deixe apurar por mais 2 minutos e acrescente a salsa picada.

Dicas

  O búzio é um marisco típico de todo o Cabo Verde, mas habitualmente encontrado em maiores quantidades e diversidade nas ilhas do Sal, Boavista e Maio, de onde é muitas vezes enviado para outras ilhas para revenda. O melhor é compra-lo directamente num cais de pesca ou, por exemplo, no Porto da cidade da Praia, logo de manhã cedo quando os barcos regressam da faina. No mesmo local pode pedir gentilmente as senhoras peixeiras para fazerem o processo de limpeza do marisco, facilitando assim o trabalho em casa. O leite de coco, se tiver a oportunidade de extrai-lo directamente do coco fresco terá um resultado mais saboroso. O caril e o leite de coco são ingredientes que quando conjugados fazem a diferença na forma de preparar o búzio que, acompanhado de pão fresco, pode constituir uma entrada. Como prato principal pode ser acompanhado com arroz branco e salada.  
Receita do parceiro

Em destaque