com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Bagos com vegetais com abóbora assada

Uma proposta outonal do livro Quatro Estações – Receitas Mediterrânicas de Massa, editado pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas

Ingredientes

Bagos com Vegetais 280 g
Abóbora 350 g
Azeite 50 ml
Cenoura 100 g
Alho Francês 100 g
Cebola 150 g
Lentilhas 80 g
Sal 0,5 g
Salsa q.b.
Queijo Parmesão 30 g

Preparação

Descasque a abóbora e reserve as cascas. Corte a abóbora em pedaços pequenos, coloque-a num tabuleiro, regue com 3 colheres de sopa de azeite e leve ao forno a assar durante 30min a 160˚C. Reduza a puré.

Caldo de legumes:

Coloque numa panela as cascas da abóbora, juntamente com cenoura, o alho francês e a cebola partidos em pedaços, água e 2 colheres de sopa de azeite. Deixe ferver. Coe para obter o caldo de legumes. Cubra o fundo de uma panela com caldo de legumes. Junte a massa e deixe ferver. Adicione as lentilhas pré-cozidas e junte a pouco e pouco mais caldo, mexendo sempre.

Adicione o puré de abóbora e mexa. Tempere com sal e salsa picada. No final adicione um pouco de queijo parmesão e mexa.

Sirva decorado com lascas de parmesão.

Esta e outras ideias estão disponíveis online no livro Quatro Estações - Receitas Mediterrânicas de Massa, editado pela APN.

Dicas

Valorização Nutricional: Nesta receita é claro o cumprimento de um dos princípios da Dieta Mediterrânica, a redução do desperdício alimentar. A utilização das cascas, talos e sementes, sempre que possível, é importante de forma a obter um maior proveito nutricional do alimento. Será fundamental passar estas práticas também às crianças para uma maior consciencialização desde pequenos.
Receita do parceiro

Em destaque