com o apoio MEO
O MEO Energia ajuda-o a poupar. Simule aqui

Em destaque

Arroz negro

É a tinta de choco que confere o tom a este arroz. Uma receita de tacho deliciosa e que não dispensa o molho aioli a acompanhar.

Ingredientes

Cebola média 1 unidade
Dentes de alho (picado) 2 unidade
Azeite adicionar q.b.
Tomate em pedaços 1 lata (390 g)
Pimentão Doce 1 colher de sopa
Chocos 1 kg
Tinta de choco (2 embalagens de 4g/cada)
Arroz de grão longo 1 + 1/2 chávenas
Caldo de Peixe 4 + 1/2 chávenas
Miolo de Camarão 250 g
Sal adicionar q.b.
Salsa picada adicionar q.b.

Molho alioli

Gema de Ovo 1 unidade
Alho sem gérmen 1 unidade
Sumo de limão 1 colher de sopa
Sal e pimenta adicionar q.b.
Azeite ou óleo vegetal usar o necessário

Preparação

Para o molho alioli: introduza no copo da varinha mágica os seguintes ingredientes: a gema do ovo, o alho e o sumo de limão, triture bem com a varinha mágica. Comece por adicionar o azeite, em fio, movimentando a varinha mágica de baixo para cima e depois no sentido inverso, sem parar. O molho estará pronto quando atingir uma espessura firme e cremosa.

Para o arroz: num tacho de barro, verta um fio de azeite e faça um refogado com a cebola e o alho picados. Adicione o tomate em pedaços e deixe refogar alguns minutos. De seguida, acrescente o pimentão-doce e deixe refogar mais um pouco, cerca de cinco a dez minutos, em lume médio, mexendo sempre até evaporar um pouco o líquido que se formou.

Entretanto, corte as lulas ou os chocos em dados, caso utilize choquinhos pequenos poderá deixá-los inteiros, e acrescente. Envolva bem e adicione a tinta do choco dissolvido em um pouco do caldo de peixe, misture bem e deixe cozinhar cerca de 15 a 20 minutos, em lume médio.

De seguida, adicione o arroz, envolva bem e deixe cozinhar um pouco, sem deixar de mexer, durante quatro a cinco minutos. Acrescente o restante caldo de peixe, misture bem, deixe levantar fervura e deixe cozinhar, durante 15 minutos, com o tacho tapado, em lume brando.

Oito minutos antes de terminar o tempo, acrescente o miolo de camarão e deixe cozinhar com o tacho tapado, o restante tempo.

Retifique o sal, tendo em conta que o caldo de peixe já possui sal.

Sirva o arroz negro acompanhado do molho alioli, a gosto.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.