Arancinos, as bolinhas de arroz frito recheadas de espelta
Os arancinos, bolinhas de arroz frito, foram muito provavelmente inventados por cozinheiros italianos que procuravam urna forma de gastar sobras de risoto. Prepare a mistura com antecedência para que tenha tempo de arrefecer antes de moldar e saltear.
Derreta a manteiga numa caçarola. Junte a cebola e salteie levemente durante dez minutos até amaciar. Junte o alho e a espelta e salteie mais dois minutos.
Deite o caldo e ferva em lume brando. Tape e cozinhe durante uma hora, mexendo de vez em quando, ate a espelta ficar tenra e o caldo ser absorvido. Se ainda tiver liquido, cozinhe destapado até se evaporar. Tire do lume e deite num robô de cozinha. Adicione o Parmesão e triture até os grãos ficarem picados, mas não reduzidos a puré.
Transfira para uma tigela e deixe arrefecer.
Corte a bola de Mozzarella ao meio e cada metade em seis pedaços de igual tamanho.
Molde o risoto arrefecido num bolo plano e corte em 12 pedaços semelhantes. Molde-os em bolas. Introduza um pedaço de Mozarela no centro e volte a moldar envolvendo-o na bola. Repita o processo com todos os pedaços. Passe as bolas de risoto pela farinha.
Bata o ovo e espalhe as sementes de sésamo noutro prato.
Passe as bolas primeiro pelo ovo batido e depois pelas sementes. Refrigere até a altura de cozinhar.
Aqueça uma altura de 6 cm de óleo alimentar numa caçarola grande, até um pequeno cubo de pão começar a alourar em 30 segundos.
Salteie as bolas em lotes durante cerca de três a quatro minutos ate dourarem.
Escorra com uma escumadeira e coloque num prato forrado com varias folhas de papel de cozinha, enquanto cozinha o resto. Sirva morno com salada.
Esta receita é parte integrante do livro "Grão a Grão", uma edição Vogais.