Uma colher de geleia de sauternes sobre uma tranche de “foie”, uma geleia de Bordeaux sobre um assado de carne, ou uma geleia de Malvasia fina sobre um cordeiro estufado... são três apetecíveis exemplos de como podem conjugar-se harmoniosamente os mundos do vinho, da gastronomia e das conservas doce
É o prato estrela de alguns restaurantes lisboetas nesta época do ano. Mariana Correia de Barros, da Time Out, escolheu os sítios onde vale a pena provar e repetir.
Marisco em Trás-os-Montes, leitão da Bairrada no Minho ou vitela maronesa no centro do país são alguns dos intercâmbios gastronómicos propostos por quatro restaurantes que se uniram para promover o turismo gastronómico e combater a crise.
Estes são sabores antigos recuperados para uma cozinha inventiva e inovadora. Com a marca Sabores de Santa Clara, provamos, agora, os xaropes de Groselha e Capilé.
Uma mistura entre o mais doce chocolate e versos de Camões resultam num autêntico derreter de corações. Presentes disponíveis na Marias Gourmet, na Casa da Guia, Cascais.
A Cantina da Estrela, o espaço de restauração do Hotel da Estrela, em Lisboa, não vai de modas e inaugurou um novo método de pagamento: o cliente paga de acordo com o grau de satisfação.
É um azeite virgem extra que nasceu para ser diferente. “O Português”, produzido na região da Cova da Beira, traz uma pequena excentricidade: pepitas de ouro de 18 quilates.
Além dos gigantes que inicialmente instigaram este mercado, como as marcas Vittel, Perrier ou Evian, pode hoje encontrar uma diversidade inimaginável de marcas de água capazes de satisfazer (mais do que a mera curiosidade) a exigência do “gourmet” conhecedor.
Seja proveniente do Lago Baikal, na Sibéria, a maior fonte natural do mundo, das elevadas montanhas vulcânicas da Tasmânia, ou ainda dos mananciais subterrâneos das ilhas Fiji, a água mineral engarrafada é hoje uma estrela em ascensão. E pode encontrá-la nas melhores casas “gourmet”, embalada em gar
Proveniente dos mares, tal como os conhecemos hoje, ou de mares de outrora, trata-se do mais universal de todos os temperos. A verdade é que só recentemente os “gourmets” começaram a catalogar e a apreciar as diferentes formas de sal, as suas variedades, origens e apresentações, bem como a testar di
Secos e salgados, em salmoura ao natural, mas também em azeite, óleos ou de escabeche, e ainda fumados - múltiplos são os modos de conservar produtos marinhos, sejam eles peixes, moluscos ou algas.
Por forma a homenagear a fantástica diversidade gastronómica e os excelentes vinhos que existem em Portugal, o sessenta decidiu proporcionar momentos exclusivos aos seus clientes, com a introdução dos jantares do Baco, Deus do Vinho e do Prazer. A iniciativa irá decorrer durante o ano de 2011.
O Chefe Bruno Viegas é o primeiro convidado da Demonstração Gastronómica realizada no Mercado de São brás de Alportel, a 29 de Janeiro. O enontro repete-se no último sábado de cada mê, com outros profissionais de cozinha.
Até Abril de 2010 os mercados de Lisboa transformam-se em cozinhas de chefe. No total, são 10 aulas de culinária gratuitas que a Câmara, em parceria com os organizadores do selo de qualidade alimentar “O Sabor do Ano”, promovem aos sábados de manhã.