As crianças adoram estar ao ar livre e uma visita com toda a turma acaba por ser mais de brincadeira do que de estudo. Podem enjoar no autocarro, sofrer com o calor e nem se lembrar do sítio onde vão, mas a recordação que fica é a de um dia bem divertido! Com a energia que vão gastar a correr, a cantar e a saltar, bem podem comer o que gostam, sujar-se e fazer barulho à vontade.
Geralmente, cabe aos pais organizarem a lancheira com tudo o que possa vir a ser necessário. Mas não se esqueça de que as crianças ficam entusiasmadas por “ajudar” a fazer a sua própria cesta de piquenique. No que respeita à ementa, o melhor é optar por algo simples e que eles gostem, que possa ser comido frio e seja fácil de segurar com as mãos. Não é por acaso que sanduíches, bolos e fruta fazem parte do almoço clássico dos piqueniques para crianças…
É altura para aprender também a sociabilizar. Troca por troca, dar o que não quer ou partilhar com quem tem menos são formas de consolidar amizades.
Ideias soltas para dedos pequenos:
- Ovos de codorniz cozidos
- Mini-folhados de salsicha ou outros salgadinhos
- Triângulos de sanduíches em pão de forma sem côdea
- Tomate-cereja
- Bolos já cortados em fatias
- Fruta já lavada, descascada e cortada (salpique com sumo de limão para não escurecer e feche numa caixa hermética)
- Sumos de pacote com palhinha incluída
A evitar:
- Bolos com creme (derretem e podem estragar-se)
- Produtos lácteos (deterioram com o calor)
- Carne ou peixe com molho
- Alimentos que nunca tenham provado (não é uma boa altura para fazer experiências)
Obrigatórios:
- Protector solar, chapéu e água para não desidratar
- Cuidar o ambiente: Todas as crianças aprendem a regra dos 3 R na escola (reciclar, reutilizar, reduzir). Faça-as cumprir. Ensine-as a espalmar os pacotes de sumo e as garrafas de água para ocupar menos espaço, a usar sacos de pano em vez de plástico e a colocar as embalagens no ecoponto.