Numa ação conjunta com a CVRLisboa, a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), a presente edição de Vinhos Pátio confirma a representação de 13 produtores. No decorrer do evento, junta-se à prova e venda de vinhos, um conjunto de masterclasses e workshops. Desta forma, a 9 de dezembro (17h30), a masterclass tem como tema “Raridades de Lisboa e de Setúbal”, seguindo-se-lhe o workshop (19h00) “Lisboa e Setúbal: vinhos das areias e vinhos de calcário”. Às 20h00, a masterclass aborda o tema “Lisboa: o nervo atlântico”.
A 10 de dezembro, o programa agenda a masterclass “Grande prova de Moscatéis de Setúbal” (16h00), seguida do workshop (17h30) “Castelão de Lisboa, Castelão de Setúbal: descubra as diferenças!”. Às 19h00, o tema a debate é “Quando duas regiões casaram com o mundo”. Às 19h30, o workshop versa sobre “Vinhos para o Natal: Lisboa e Setúbal no sapatinho”.
No domingo, 11 de dezembro, a masterclass das 15h00 detêm-se no tema “Setúbal: o Castelão que é Periquita”, seguida, às 17h30, da temática “Caça ao Tesouro: as pérolas de Lisboa”.
Participam nesta edição da Vinhos Pátio as seguintes casas vinícolas: Adega de Palmela, Casa Ermelinda Freitas, Herdade da Barrosinha, Adega de Pegões, Adega Fernão Pó, Quinta do Monte Alegre, Venâncio da Costa Lima, Bacalhôa, Herdade Canal Caveira, Quinta de Catralvos, Serenada, FR Winemaker e Herdade da Arcebispa.
Na sexta-feira, dia 9 de dezembro, as portas abrem às 17h00 e encerram às 22h00. No sábado, os visitantes podem visitar os Vinhos no Pátio entre as 15h00 e as 22h00 e no domingo, dia 11 de novembro, entre as 14h00 e as 19h00. A entrada no evento tem um custo de 3 euros, com oferta de copo oficial de provas. A participação nas masterclasses e workshops é gratuita, com inscrições no local e sujeita ao número de lugares disponíveis.
A iniciativa é organizada pela Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e pelas Comissões Vitivinícolas das Regiões (CVR) de Lisboa e da Península de Setúbal, com produção da EV-Essência do Vinho,
Comentários