Um copo de vinho à lareira, uma experiência gastronómica com produtos locais e uma prova de infusões revelam-se bons caminhos quando os dias se fazem cinzentos. No Alto Minho, no concelho de Melgaço, a Quinta do Soalheiro apresenta um programa de enoturismo nos territórios do vinho Alvarinho.

Com os dias mais frios à porta, as infusões The Pur Terroir, inteiramente concebidas em modo biológico e processos artesanais são uma boa companhia para aquecer corpo e alma. Para que possamos tirar partido destas características e conhecer a história e o local onde as infusões são produzidas, o Soalheiro tem à disposição uma Prova de Infusões (15 euros). Os participantes podem experimentar três dos dez sabores disponíveis, em harmonia com queijo Prados de Melgaço, compota da Quinta de Folga e mel do Zé. Uma experiência que convida a visitar o campo onde são produzidas e cuidadas as infusões, lado a lado com as vinhas.

O produtor também abre as portas da garagem onde há 40 anos começou o Soalheiro, a nova Sala Origem, para uma viagem que percorre a sua história, disponibilizando diversas opções de provas. O destaque vai para a Prova 40 anos (120 euros) com a possibilidade de degustar a evolução do Soalheiro e explorar a elasticidade da casta Alvarinho. Nesta prova, além de colheitas mais antigas, dos vinhos da Edição Especial Soalheiro 40 anos e do Soalheiro Clássico, são várias as outras referências à escolha e que poderão ser desfrutadas ao longo de duas horas. Soma-se a possibilidade de visita à primeira vinha e à adega e cave da inovação, bem como uma prova de cuba nesta cave.

São cinco as provas de vinho disponíveis: Prova Premium (65 euros), Fusion (35 euros), Nature (25 euros), Origem (18 euros) e Clássica (12 euros).

O Soalheiro criou também cinco opções de experiências gastronómicas. Para desfrutar a dois e saborear alguns dos sabores do território, sempre acompanhados com uma seleção de vinhos harmonizada, é possível optar pela Degustação Tradicional (20 euros), Ancestral (30 euros) ou Raízes (25 euros). Para aqueles que preferem uma refeição em família ou com um grupo de amigos, disponibiliza-se a Refeição Ligeira (25 euros/pessoa; mínimo quatro pessoas), que inclui produtos locais harmonizados com vinho à escolha ou o Menu de Almoço à Mesa na Quinta da Folga (65 euros/pessoa; mínimo oito pessoas), que permite degustar três pratos típicos caseiros harmonizados com diferentes expressões de Alvarinho.

O enoturismo funciona todos os dias da semana, com quatro horários de visita por dia. Grupos pequenos e família são a prioridade, que permite garantir uma experiência personalizada em cada visita. As reservas podem ser feitas através do site do Soalheiro, telefone (251 416 769) ou e-mail enoturismo@soalheiro.com

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.