Aprender a produzir os básicos de cozinha, como leites de coco e de soja, manteiga vegan, tofu caseiro, pesto ou maionese vegan; descobrir os segredos dos fermentados naturais, como kombucha, kefir, chucrute, iogurtes ou queijos) e os seus benefícios, são alguns dos desafios que a ucraniana Oksana Zagoruy nos deixa no livro que a traz para os escaparates nacionais.

Em “Vegetal a 100%” (edição Influência), a autora a viver desde 2005 em Portugal, deixa-nos um livro que, para além de dicas de cozinha, nos apresenta dezenas de receitas para pequenos-almoços e lanches, sopas e saladas, pratos principais e acompanhamentos, salgados e sobremesas.

Oksana lança este livro em Portugal depois do sucesso do blogue que gere desde 2016, “Dicas da Oksi”, inspirada pela paisagem dos Açores, onde vivem os seus pais. Na página online expressa a sua vontade de proporcionar aos outros uma melhor qualidade de vida através da alimentação saudável.

Dicas da Oksi
créditos: Editora Influência

Uma obra que parte da experiência pessoal de “Oksi” que, desde muito nova, adquiriu bons hábitos alimentares, tendo de uma maneira natural e gradual deixado de consumir alimentos de origem animal.

Isso mesmo nos confidencia a autora na introdução ao seu livro: “De uma maneira muito natural e gradual, a partir de 2012 fui reduzindo o consumo de produtos de origem animal, porque era isso que o meu corpo pedia. A verdade é que, desde criança, nunca fui fã de carne nem de leite. Para mim era um sacrifício consumir estes alimentos. Paralelamente, entre aulas e afazeres da faculdade, passava imenso tempo a ler sobre nutrição e alimentação. Parece que comecei a descobrir um mundo novo, no qual a esmagadora maioria das pesquisas e artigos relatavam que a alimentação de base vegetal ficava sempre ´a ganhar` em relação à tradicional”.

Dicas da Oksi
Creme de millet e maçã. créditos: Editora Influência

A também health coach parte para este seu livro da premissa de que é na natureza que encontramos tudo de que precisamos e recorda-nos quais os maiores benefícios de uma alimentação de base vegetal, como a “redução da prevalência da doença oncológica, redução da obesidade, prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição da hipertensão, prevenção da diabetes e maior longevidade”.

Com um mestrado em psicologia clínica, Oksana mudou a sua alimentação durante a faculdade para descobrir uma paixão pela nutrição e bem-estar.

Em 2018 certificou-se como health coach pelo Institute of Integrative Nutrition de Nova Iorque.

Atualmente, “Oksi” espalha a sua mensagem através de consultoria, produção de vários conteúdos, showcookings e workshops. Quando não está a trabalhar, ama passar tempo na natureza e a viajar

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.