No primeiro dia da terceira edição da Rota de Tapas, começámos por um Mini burguer de camarão, acompanhado por uma Estrella Damm, no Prego da Peixaria, em pleno Príncipe Real. O hambúrguer não era assim tão mini como prometia o nome e, além do mais, era delicioso, por isso resultou bem. Pouco depois, atravessávamos a rua para provar o croquete de alheira do El Tomate, com mais uma Damm. Aprovado este, seguimos para um recanto do Bairro Alto onde se esconde o Beef&Burguer, já preparado com doses maciças de mini burguers, desta vez de carne de vitela, bacon tostado e cebola roxa, e mais uma Damm. O grupo ainda ia seguir para o Tapa Bucho, para degustar o rabo de boi com cogumelos, bacon e queijo da ilha gratinado em bolo do caco e outra Damm. Mas a repórter do Sabores achou que já tinha bebido cerveja a mais para um dia de semana e acabou por se retirar. Afinal, ainda há 18 dias para passear por Lisboa, seguindo e carimbando o mapa fornecido pela organização, e experimentar as tapas de 27 locais diferentes, do Príncipe Real ao Bairro Alto e Chiado, do Cais do Sodré a Alfama.

No Porto, onde a Rota de Tapas decorre pela primeira vez, os 16 estabelecimentos aderentes concentram-se na zona da Ribeira e incluem a Casa do Carmo, Das Tripas Coração, La Scala e Café Lusitano, entre outras capelinhas conhecidas pela sua boa vida.

Alguns dos estabelecimentos aderem à Rota entre as 18h00 e as 20h00, mas muitos deles antecedem o horário para a hora do almoço ou, melhor ainda, prolongam até de madrugada. Os tapistas bem podem continuar a beber sem preocupações e a conversar alegremente pelas ruas, porque todas as informações, incluindo horários, moradas e especialidades, estão no tal mapa vermelho, imprimido em papel com gramagem suficiente para aguentar com umas gotitas de cerveja sem desbotar.

E não se esqueçam: tal como na edição anterior, a Estrella Damm vai sortear uma viagem a Barcelona para duas pessoas, incluindo uma refeição no Tickets dos irmãos Adrià, a quem mostrar pelo menos três carimbos dos estabelecimentos aderentes e uma fotografia. Tudo pode ser seguido virtualmente aqui.

Ana César Costa