“Numa época em que muitos de nós têm de engolir o almoço à pressa, quer fora, quer num canto do escritório, as nossas escolhas mais saudáveis parecem resumir-se a dois tristes cenários: a salada pré-embalada, pouco saborosa, enegrecida e mole, ou a salada pela qual pagamos um balúrdio e que se revela medíocre”.

Anna Helm Baxter, autora destas palavras retiradas do livro “Saladas em Frasco” (Jacarandá Editora), apresenta-nos uma terceira via: preparar o almoço dentro de um frasco, degustando os vegetais frescos e facilitando o transporte dos mesmos para, por exemplo, o local de trabalho.

Anna, depois de explicar como preparar uma salada em frasco (regra essencial) lança-se na apresentação das suas sugestões. No total “Saladas em Frasco” traz-nos 65 receitas de produção muito simples e tendo por base ingredientes saudáveis. Tomate, espargos, frutos secos, morangos, pimentos, curgete, pepino, aipo, cenoura, figos, sêmola, são ingredientes recorrentes nas receitas de Anna Baxter.

Isto num livro que aprofunda a preparação de molhos, como o vinagrete com balsâmico, o molho de chalotas e estragão, o molho thai apimentado, o molho de abacate e ervas, entre outros.

Em “Saladas em Frasco” há propostas para todos os gostos e ocasiões, das saladas a cru, como a de rabanete, cenoura e couve-frisada, à de abóbora e limão; às saladas para frascos pequenos, onde se incluem, a de figos e queijo azul, a de aipo e parmesão, a de grelos, couve-frisada e kamut¸a de melancia, tomate e feta, a de feijão branco, romã e pesto . Nos frascos grandes cabem a salada de frango de caril, a de arroz selvagem e nectarina, a de pêssego, quinoa e dente-de-leão, a de abóbora-manteiga agridoce, a salada de salmão, quinoa e tzatziki.

Finalmente, o livro não esquece os frascos doces e aconselha a preparação, por exemplo, de uma salada de coco, chia e frutos silvestres; de quinoa e amoras; tâmaras, morangos e castanha-do-pará.

Cada receita apresenta os seus potenciais benefícios e vitaminas existentes.

“Saladas em Frasco” é o quarto livro da coleção que inclui os títulos “Smoothies Verdes” (2ª edição), “Sem Adição de Açúcar” (2ª edição), “Superalimentos”.

O livro chega aos leitores com o preço de 11,90 euros.

“Saladas em Frasco” para comer fresco e saudável em qualquer lugar

Consulte mais livros de cozinha aqui:

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.