O arranque da época das vindimas é um momento especial para os mais de 500 pequenos agricultores que integram o projeto da Quintas de Melgaço. Após um período de grandes desafios para a região, homens e mulheres da terra regressam à vinha para celebrar a nova colheita. Toda a comunidade pode agora participar, através dos dois novos programas criados pela Quintas de Melgaço, disponíveis durante todo o mês de setembro.

O ponto de encontro é à porta da adega, local onde os participantes recebem o seu “kit vindimas”, composto por uma t-shirt, luvas e uma tesoura. Depois de uma breve explicação sobre as regras de higiene e segurança a manter durante toda a experiência, os grupos dirigem-se para as vinhas, onde os esperam os vindimadores mais experimentes da casa. O silêncio do campo é interrompido pelas conversas e cantares dos trabalhadores, que impõem o ritmo à apanha da uva.

Quintas de Melgaço estreia programa de vindimas com provas, visitas à vinha e piqueniques
créditos: Quintas de Melgaço

Depois de colhidas, as uvas são levadas para a adega. O restante percurso é observado com a ajuda de um guia da Quintas de Melgaço, que explica passo a passo todos os procedimentos na produção do vinho. No final, os visitantes podem escolher a recompensa: uma prova na emblemática sala de estágios da adega ou um piquenique ao ar livre.

Na “Experiência Vindima & Prova” (25 euros por participante/mínimo duas pessoas), os visitantes têm acesso a uma prova dos vinhos Alvarinho QM, QM Rosé e Espumante QM Reserva, todos feitos a partir da casta Alvarinho, marco da região. A prova é orientada por um especialista e acompanhada por iguarias do concelho, como queijos, compotas, broa e enchidos. Neste local, além da vista desafogada sobre a adega e a paisagem, os visitantes podem testemunhar, na primeira pessoa, o repouso dos espumantes clássicos da casa.

Quem optar pela “Experiência Vindima & Piquenique” (30 euros por participante/mínimo duas pessoas), após os trabalhos, os participantes podem desfrutar do descanso em plena vinha. Basta pegarem no cesto de piquenique, composto por uma garrafa de QM Alvarinho, uma garrafa de QM Rosé, dois queijos da típica loja “Prados de Melgaço”, tostas, compotas e mel.

As visitas requerem inscrição prévia através do telefone 251 410 020 ou e-mail enoturismo@quintasdemelgaco.pt

O uso de máscara é obrigatório assim como o cumprimento de todas as normas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde.

Os primeiros capítulos da Quintas de Melgaço foram escritos por Amadeu Abílio Lopes, um filho da terra que rumou ao Brasil, em meados do século XX. Regressou anos mais tarde, para instalar os seus negócios no concelho de Melgaço e desafiar centenas de pequenos e médios produtores vitivinícolas a juntarem forças e a trabalharem em conjunto para promover o potencial dos vinhos da região e da casta Alvarinho. Nascia assim a sociedade da Quintas de Melgaço, constituída por mais de 500 membros acionistas.


Imagens disponibilizadas por Quintas de Melgaço.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.