Desde 2011 que as Bifanas de Vendas Novas são mais do que um petisco com tradição enraizada nos restaurantes e cafés daquele município alentejano. As bifanas são uma marca registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, uma especialidade confecionada com preceito, como sublinha a autarquia: “Não é uma bifana qualquer. Não é apenas carne no pão. Feita com um bife de carne de porco bem batido da melhor qualidade, frito num molho secreto servido dentro de um ´papo-seco` mais ou menos torrado”.

A bifana vende-se em praticamente todos os estabelecimentos da cidade mas é na zona da Boavista que se concentram grande parte das casas que comercializam a especialidade. Foi ali, há mais de 30 anos que que começou toda a história das bifanas.

É para homenagear este prato local que o município alentejano organiza pelo segundo ano a Feira das Bifanas. O certame decorre de 17 a 19 de maio, no Parque de Feiras e Mercados, e envolve casas como a A Chaminé, Bifanas & Companhia, Casa do Benfica, BVN - Casa Original, Passion Café, O Silva.

Bifanas que nos dias da festa que lhes é dedicada prometem aquecer os apetites, não apenas entre duas fatias de pão, mas também no prato, com batata frita, ovo estrelado, queijo, entre outros preceitos que excedem a tradição.

Os apreciadores mais resistentes têm, ainda, a oportunidade de participarem no concurso “O Rei da Bifana”. O regulamento é simples, sagrando-se vencedor/a quem for mais afoito na quantidade de bifanas consumidas.

A iniciativa coincide com a anual Feira de Maio, uma tradição que recebe cerca de uma centena de feirantes, e com a 25.ª Corrida da Cidade, que terá lugar na manhã de domingo, dia 19 de maio.

A feira decorre dia 17 das 19h00 às 02h00, dia 18h00 das 12h00 às 2h00 e dia 19 das 09h00 às 20h00.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.