Dita a frase que “primeiro estranha-se, depois entranha-se”. O Festival do Vinho do Douro Superior (FVDS), estreado no final de 2012, como uma pequena feira regional, passou a fazer parte do calendário dos grandes eventos vínicos nacionais.

Nesta oitava edição, de 17 a 19 de maio, o FVDS que tem lugar no ExpoCôa, em Vila Nova de Foz Côa, conta com a presença de mais de seis dezenas de produtores que olham para o certame como a oportunidade de apresentar as suas novidades, assim como referências já consolidadas no mercado, nos Portos, brancos e tintos provenientes daquela sub-região duriense.

Para além de néctares com berço no Douro Superior, o FVDS é também uma mostra de produtos alimentares típicos da região, que abrange os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

Maio vai trazer a Foz Côa o Festival do Vinho do Douro Superior
@Ricardo Palma Veiga

Exemplo disso, os azeites, queijos, enchidos, doces e compotas, mas também a amêndoa – rainha na região – e seus derivados. O ouro líquido será ainda alvo de uma Prova Comentada, sob a batuta do especialista Francisco Pavão.

Há ainda um programa complementar de atividades, onde se destacam o colóquio, que este ano traz à discussão, na manhã de sábado, o tema “Foz Côa, ponto de convergência de todas as proximidades” (09h15). Encontro onde se discutirão, entre outras abordagens, o Museu do Côa e a proximidade gastronómica. Neste âmbito, de ressalvar a presença da dupla inseparável Óscar e António Gonçalves. Os dois irmãos bragançanos administram, desde 1 de Março de 2014, a Pousada de Bragança elevando, gradualmente, a cozinha do G Pousada e o produto transmontano à estrela Michelin da edição de 2019 do Guia Michelin de Espanha e Portugal.

Um encontro onde não faltarão provas de vinhos: “Grandes tintos do Douro Superior” (dia 17), “Grandes brancos do Douro Superior” (dia 18) e “Vinho do Poeto” (dia 19) – comentadas, respectivamente, pelos jornalistas e críticos de vinho da Grandes Escolhas Fernando Melo, Valéria Zeferino e Luís Ramos Lopes, e muito disputadas.

No âmbito do FVDS volta a realizar-se o “Concurso de Vinhos do Douro Superior”, aberto a todos os que produzam vinhos nesta sub-região nas categorias Douro (branco e tinto) e vinhos generosos, que queiram participar e estejam presentes na feira. A avaliação é efectuada por um painel de jurados eclético e que junta jornalistas, blogueres especializados, representantes do comércio, entre outros.

A organização deste FVDS é do município local, contando com a produção da Grandes Escolhas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.