Rui e Patrícia Pascoalinho abriram em janeiro de 2013 a Pascoalini, uma geladaria artesanal e croissanteria que dá a provar os sabores da região. Com a aquisição de duas motas de street food, podem agora expandir o seu negócio, enriquecido com o recente lançamento da gama de gelados e sorvetes “Sabores do Ribatejo by Pascoalini”.

A oferta é composta por sorvetes de frutas e, também, legumes e gelados de doces regionais. Em comum têm a produção artesanal. Sorvete de ‘Morango das Fazendas de Almeirim’ (um campeão de vendas), ‘Melão de Almeirim’, ‘Figo de Almoster’ são alguns do sabores que podem ser provados desde já. Para breve o lançamento de sorvete de ‘Tomate de Azambuja’. Sendo esta uma região rica em doces conventuais, e depois de uma vasta pesquisa e de testes diversos, nasceram os gelados de Celeste, de Pampilho – ambos típicos de Santarém – e de Mousse de Chocolate com Arrepiado, um doce conventual de Almoster. Saindo da região, os sabores disponíveis vão até ao Alentejo buscar o gelado de ‘Bolota Caramelizada’, provado e aprovado pelo chefe Pedro Mendes; ou recuam até à infância com os os gelados de ‘Pipocas’, de ‘Gomas’, de ‘Oreo’ ou de ‘M&M’s’.

Pascoalini apresenta gelados e sorvetes artesanais com “Sabores do Ribatejo”
Rui e Patrícia Pascoalinho créditos: Mário Cerdeira

O chefe de cozinha e amigo do casal, Rodrigo Castelo, do restaurante Taberna Ó Balcão, também em Santarém, junta-se à iniciativa como embaixador da gama ‘Sabores do Ribatejo by Pascoalini’.

Este é o resultado do trabalho e dedicação de Rui Pascoalinho, que, por diversas vezes, se deslocou a Itália onde aprendeu os delicados segredos da arte de fazer gelados artesanais de qualidade superior. “O que diferencia os nossos gelados é o facto de o sabor dos mesmos ser muito próximo dos sabores originais. É habitual ouvirmos na nossa loja que o sorvete de morango sabe mesmo a morango ou que no gelado de ‘Pera-Rocha’ se sentem os “filamentos” que caracterizam esta variedade de pera”, explica o mestre gelateiro.

Pascoalini

Avenida Madre Andaluz, nº 19A

Preços entre €1,9 (um sabor) e €2,6 (dois sabores); disponível também em embalagens isotérmicas 500 g a 1 kg.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.