Mesmo que não estivesse em nenhum guia, daqueles que recomendam viagens de quilómetros só para ter uma experiência gastronómica ímpar, a Herdade do Esporão mereceria a visita. Desde 1997, quando Júlia Vinagre tomou conta do restaurante, que o espaço convida a umas horas bem passadas. Se antes se distinguia pelo cariz marcadamente regional, agora atrai pela contemporaneidade, a par com o respeito pela natureza.

O Esporão apresenta, nesta primavera, o menu “Tempo da Terra”, onde se destaca o recurso aos produtos biológicos produzidos localmente. A Herdade desenvolveu a sua própria horta, um pomar e até faz criação de porcos e ovelhas, ainda em pequena escala. Os queijos, peixes, lagostins do rio e carnes de caça provêm de parcerias com produtores locais.

Herdade do Esporão
créditos: Ana César Costa

É com estes ingredientes que Pedro Pena Bastos, de apenas 24 anos, compõe uma cozinha respeitando o ciclo da natureza numa abordagem muito contemporânea. O novo menu começa com Miso - foie gras e maçã verde e continua com Cabeça de xara - alho preto, couve lombarda e avelã. No prato de peixe figura o Lúcio perca - ramen com presunto 40 meses DOP Barrancos e folhas tenras e, no de carne, o Porco preto HE - mil folhas de batata, levístico, morcela e borras de licoroso. Camomila – tangerina e levedura e Beterraba amarela – alperce, hortelã e noisette terminam a refeição.

O menu Tempo da Terra custa €80 por pessoa, mais €30 com harmonização de vinhos. Também há serviço à carta com outros pratos de autor inspirados na cozinha regional.

Par complementar a experiência gastronómica, a equipa de enologia sugere duas versões de um branco da casta Vermentino, um de produção integrada (Esporão Teste 3.1, a acompanhar com o lúcio perca), e outro de produção biológica (Esporão Teste 2.1 a acompanhar a cabeça de xara). Quem diria que dois vinhos produzidos com as mesmas uvas, do mesmo talhão e do mesmo ano, poderiam ser tão diferentes? Ambos os vinhos estão à venda na loja da Herdade. A proteção ambiental é, aliás, uma das preocupações do Esporão, que luta pela abolição total de pesticidas ou herbicidas químicos. Atualmente, 80 hectares de olival e 80 hectares de vinha são já de produção biológica.

Herdade do Esporão
créditos: Ana César Costa

A Herdade do Esporão acolhe visitas três vezes por dia, que terminam numa prova de vinhos na loja. Um passeio que percorre os caminhos da Herdade, das vinhas à nova adega dos lagares, onde se pretende recuperar a forma tradicional de fazer vinhos no Alentejo em talha e em depósito de cimento, num espaço "praticamente sem inox", explica o enólogo Luís Patrão.

Herdade do Esporão

Apartado 31, 7200-999 Reguengos de Monsaraz

Tef. 266509280; e.mail reservas@esporao.com

Ana César Costa