A plataforma de reservas online de restaurantes, TheFork, revela os hábitos dos utilizadores nos restaurantes de Portugal através de um estudo com base em reservas de 2019.

Experiência gastronómica lidera fatores de decisão na seleção do restaurante:

Relativamente aos principais critérios utilizados pelos consumidores na seleção do restaurante, a experiência gastronómica continua a corresponder ao fator mais importante (71%), mas o ambiente (41%), a localização e serviços (40%) também são decisivos.

Os consumidores procuram um ambiente e experiência únicas sendo que para os utilizadores os restaurantes não devem ser apenas um local para refeição, mas uma experiência de entretenimento fora de casa. A popularidade é apenas um fator determinante para 2%.

O estudo revela ainda que apenas metade dos utilizadores reservam um restaurante com base no desconto.

Seja o restaurante do momento ou com estrela Michelin, o estudo indica que 28% das reservas são feitas num dos estabelecimentos da categoria INSIDER que oferece um seleção de restaurantes com base em avaliações de guias, utilizadores do TheFork e a apreciação de especialistas.

Sábado é o dia de semana mais reservado nos restaurantes:

Tanto em Portugal, como na Europa, sábado é o dia da semana que inclui a maioria das reservas (23%), seguido de sexta-feira (19%) e quinta-feira (14%). O jantar é mais popular do que o almoço com 69% das reservas. Em média, os consumidores portugueses fazem a sua reserva com 6 horas de antecedência ainda que 21% dos utilizadores efetuem reservas a menos de 1 hora da refeição.

Smartphone como método preferido para reservar um restaurante:

O smartphone está a tornar-se cada vez mais popular para reservar online, já que 62% das reservas são feitas através desse canal de acordo com os utilizadores do TheFork.

Mais de metade das reservas são para duas pessoas

O estudo do TheFork apurou que mais de metade das reservas (54%) são para duas pessoas e 28% para três a quatro pessoas. Apenas 3% dos portugueses reservam mesa para uma pessoa.

Em 2019, o orçamento médio para consumo num restaurante, em Portugal, corresponde a 20€ por pessoa.

Os três tipos de cozinha mais procurados pelos utilizadores portugueses incluem os restaurantes tradicionais portugueses, seguidos pelos restaurantes japoneses e internacionais.

Avaliações e Comentários

De acordo com o estudo do TheFork, 45% dos utilizadores submetem uma avaliação e 23% escrevem comentários após a experiência no restaurante.

O Top 10 dos restaurantes mais reservados no TheFork em 2019, em Portugal, incluem as cidades de Lisboa (8), Porto (1) e Funchal (1), nomeadamente:

1. Laurentina - O Rei do Bacalhau (Lisboa);

2. Palácio Chiado (Lisboa);

3. Bistro 100 Maneiras do Chef Ljubomir Stanisic (Lisboa)

4. SEEN (Lisboa);

5. Contrabando Restaurante e Bar (Lisboa);

6. DesNorte (Lisboa);

7. Yakuza First Floor do Chef Olivier (Lisboa);

8. Frade Dos Mares (Lisboa);

9. Cafeína (Porto);

10. Il Vivaldi - Mediterranean Cuisine (Funchal).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.