A vida no campo e o espírito de aldeia são recriados neste já tradicional certame que destaca, entre sexta-feira e domingo, produtos gastronómicos, vínicos e artesanais da região da Arrábida e de Azeitão.

As tasquinhas, com sopa caramela, provas de vinho, queijos, mel, doçaria e produtos hortícolas da região, marcam presença no certame, de entrada gratuita, a realizar no “rossio” de Vila Nogueira de Azeitão.

Os produtos hortícolas, florais, artesanais e turísticos são também atrativos da festa, onde não faltam ainda a exposição de antigas alfaias, jogos tradicionais e didáticos ligados à sensibilização do ambiente, bem como sessões de pintura ao vivo dinamizadas por artistas da região.

O “Tradição, Sabores e Aromas de Azeitão” abre as portas na sexta-feira, dia 10, às 16h00, com a inauguração oficial a ter lugar às 20h00. Meia hora depois, há teatro de rua, com o Manel da Horta e suas Marias, a que se segue o “Baile na Horta do Manel”, com Fulano, Beltrano & Sicrano e TradBalls.

O programa contempla visitas guiadas à Casa-Museu José Maria da Fonseca, nos dias 11 e 12, sempre às 10h30. A iniciativa, para a qual deve ser feita reserva através do número de telefone 212 199 930, inclui a prova de dois vinhos produzidos naquela adega de Azeitão.

O teatro de rua, dinamizado pelo Manel da Horta e as suas Marias, volta a animar o certame, com sessões no sábado, às 12h00 e às 15h00, e no domingo às 12h00 e às 18h00.

O “Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão”, que este ano dá especial destaque à produção do mel na Arrábida, com o tema “Como as abelhas fazem o mel”, inclui uma exposição temática realizada pelos alunos das escolas de Azeitão, bem como ateliers de máscaras de abelhas com material reciclado, no sábado e no domingo, às 14h30, e o atelier “O Papel da Abelha”, nos dois dias, às 16h15, uma animação à volta do mel com Erico Marques, da Colmeia Azeitão.

De salientar, igualmente, um atelier de música, nos dias 11 e 12, às 15h30, no Espaço Descobertas, localizado na escola junto da casa do Manel da Horta, que inclui desfile com fatos reciclados e os ateliers “A Horta na Cozinha”, de modelagem de pasta de açúcar, com Cláudia Ribeiro, e “Construção de Bonecos Ecológicos”, a realizar, respetivamente, no sábado e domingo, às 17h00 e às 17h30.

Além do jardim, da horta, do curral de ovelhas e de uma exposição de antigas alfaias agrícolas, o evento conta ainda com animação musical pelo Grupo Coral “Os Amigos dos Sadinos”, no sábado, às 20h30, e pelos Cavaquinhos da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, domingo, às 18h30.

O Manel da Horta, mascote criada pelo cartoonista Augusto Cid, juntamente com as suas Marias, é uma presença constante na animação do certame, que funciona das 16h00 às 24h00 na sexta-feira, das 10h00 às 24h00 ao sábado e das 10h00 às 21h00 no domingo.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.