“Provas em Casa” os workshops de vinhos em formato live stream

“Provas em Casa”, no formato live stream é conduzido pela relações-públicas da Aveleda, Francisca Van Zeller, que ao longo de 30 minutos (a partir das 19h00), apresenta dicas sobre vinhos, como provar, harmonizar, a diferença entre castas, regiões e estilos e como fazer as escolhas certas.

A especialista em vinhos responde a perguntas em direto e deixa a garantia de responder por escrito a algumas das questões que fiquem pendentes.

A primeira sessão destes workshops à distância abordou as características das diferentes regiões portuguesas e de como influenciam os vinhos aí produzidos. A sessão seguinte está agendada para segunda-feira, 23 de março.

Com esta iniciativa a Aveleda propõe-nos “viajarmos um pouco e alegrarmos os dias de #euficoemcasa

Vinhos açorianos em loja online e com promoções de lançamento

A Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico conta agora com uma loja online, onde disponibiliza uma seleção de néctares daquela região no arquipélago dos Açores.  Vinhos distinguidos e reconhecidos pelo seu terroir vulcânico.

O acesso à loja online é feito através do site da CVIP PicoWines, “um projeto que conta com parceiros logísticos com uma vasta experiência na área, e que, em conjunto, têm como premissa responder a todos os pedidos com a máxima eficácia”, sublinha o produtor.

Em tempo de apresentação a loja surge com algumas promoções. Desta forma, “na compra de duas garrafas de vinho à escolha, será oferecida uma garrafa da gama Terras de Lava. Caso o cliente compre cinco garrafas na loja virtual da CVIP, terá como oferta uma garrafa de Frei Gigante 2018 e, na eventualidade de optar por adquirir 11 garrafas, ser-lhe-á oferecida uma de Arinto dos Açores 2018”, refere o produtor que alerta: “brevemente mais referências vínicas serão introduzidas na loja online”.

ilha do pico
Vista dos vinhedos em solo vulcânico da Ilha do Pico. créditos: Ilha do Pico

Wines By Heart com mais de mil referências vínicas e vouchers de descontos

A Wines By Heart é uma garrafeira que nasceu do conhecimento e paixão pelo vinho dos amigos e sócios Guilherme Corrêa, Henrique Mignoni, Igor Beron e Rômulo Mignoni. Um projeto que reúne em Lisboa mais de mil referências vínicas de produtores portugueses e internacionais. Entre os países com néctares representados nesta garrafeira Portugal, França, Itália, Espanha, Alemanha, Hungria, Líbano, Argentina, Chile, Estados Unidos, México e  Austrália.

Embora temporariamente encerrada, a Wines by Heart disponibiliza o serviço de entrega ao domicílio de vinhos a partir do telefone 967 764 376 e via online.  Também no site podem ser encontrados dois vouchers de 100 euros que dão crédito de 130 euros no wine bar e 115 euros na garrafeira, respetivamente. Vouchers que poderão ser descontados assim que a casa reabrir.

 “Boa é a vida, mas melhor é o vinho”, diz-nos a noite de São Valentim no Wines By Heart
créditos: Wines By Heart

Dionísio, a garrafeira virtual que entrega os vinhos em casa em 25 minutos

O Group Sea Me (Peixaria Moderna, Meat Me ou Prego da Peixaria), criou uma nova adega virtual, a Dionísio, disponível através da Uber Eats e onde disponibiliza vinhos de produtores portugueses. Néctares que o público se habituou a encontrar em restaurantes, mas que não costumam ocupar as prateleiras de venda a retalho.

Com preços a variar entre os 7 e os 23 euros aquando do arranque, a Dionísio disponibiliza sempre cerca de 20 referências que irão variando, sendo as vendas feitas à unidade e abarcando diferentes regiões nacionais: Vinhos Verdes, Douro, Dão, Lisboa, Setúbal, Alentejo aqui.

Os pedidos são entregues numa média de 25 minutos depois de feitos na aplicação, no centro de Lisboa e na zona de Algés - Linda-a-Velha.

dionísio

Enólogos da Churchill’s em provas virtuais no Instagram

Em direto, no Instagram, a Churchill’s convida-nos, a 14 e 16 de abril, para duas provas virtuais dos seus vinhos do Porto e do Douro. As sessões de uma hora (português e inglês) arrancam às 20h00 e são orientadas pelos enólogos da casa, Johnny Graham e Ricardo Pinto Nunes. Provas que contarão com sessão de perguntas e respostas em tempo real com os enólogos.

“Os seguidores da Churchill’s vão poder comprar com antecedência o conjunto de vinhos de cada série de provas, com envio gratuito em Portugal e na maioria dos países da Europa, para que possam participar nesta conversa como se tivessem sido transportados para a intimidade da Sala de Provas da empresa, em Gaia”, refere o produtor em comunicado.

A 14 de abril, a prova vai focar-se em três estilos de vinho do Porto, com a partilha de vinhos icónicos da Churchills:  o Dry White Port, o ruby Reserve Port e o 10 Year Old Tawny.

A 16 de abril,  a prova centra-se na Quinta da Gricha, com uma prova dos seus vinhos de terroir, do Talhão 8 - Touriga Nacional, um monocasta produzido com uvas de uma única parcela da quinta, passando pelos blends de terroir Gricha e Quinta da Gricha.

Uva Wine Shop com uma seleção de néctares durienses

O Uva Wine Shop sugere um portefólio de vinhos diversificado, com uma gama de néctares DOC Douro brancos, tintos e rosés. Além de vinhos tranquilos, o consumidor encontra também vinhos do Porto, como a Kopke ou Casa Burmester.

A loja online conta, ainda, com embalagens especiais para quem quer oferecer vinho sem ter de sair de casa. Isto com a possibilidade de endereçar uma mensagem aos visados com a oferta.

De acordo com o Uva Wine Shop a entrega em sua casa faz-se “em menos de 72 horas (Portugal continental), com portes gratuitos em compras superiores a 39,99 euros”.

“Quarantine Tastes”, as provas de vinhos conduzidas por um sommelier

Denomina-se “Quarantine Tastes” a série que António Lopes, sommelier e também diretor de sala do restaurante portuense O Paparico, nos apresenta no Instagram. O objetivo é conduzir-nos em provas de vinhos selecionados.

Nos episódios de poucos minutos, António Lopes, faz-nos a apresentação do vinho em destaque, seguindo-se a prova olfativa e de palato. Não faltam dicas sobre o casamento gastronómico dos néctares com a mesa, assim como a experiência pessoal do sommelier com os produtores dos vinhos apresentados.

Em Quarantine Tastes já foram apresentados vinhos alentejanos (Dona Maria, Reserva 2012), Durienses (Mãos, 2017), Bairrada (Frei João, 2011).

Vinhos alentejanos com propostas da Casa Relvas

A Alentejana Casa Relvas tem disponivel para aquisição online packs de vinho Herdade de São Miguel, que podem ser adquiridos através no site da marca. Periodicamente, diferentes seleções vão estar disponíveis para compra na loja virtual (com entregas em Portugal Continental).

Já a pensar na Páscoa, o produtor selecionou três opções: “Herdade de São Miguel de Todos os Dias” (pack de quatro garrafas de Herdade de São Miguel tinto e duas garrafas de Herdade de São Miguel branco); “Brancos de São Miguel” (duas garrafas de Segredos de São Miguel branco, duas garrafas de Herdade de São Miguel Colheita Seleccionada, e duas garrafas de Herdade São Miguel Sauvignon Blanc). “Monocastas de São Miguel” (seis garrafas de Herdade de São Miguel monocasta: Sauvignon Blanc, Touriga Franca, Touriga Nacional, Syrah, Alicante Bouschet e Alfrocheiro). Os preços variam entre os 27 e os 50 euros, já com os portes incluídos.

“Wine Hour at Home”, grandes produtores em formato Instagram

A periodicidade deste “Wine Hour at Home”, formato de convívio virtual, nasce de uma parceria entre a Chefs Agency e a Martins Wine Advisor. Estávamos no início do período de quarentena do coronavírus, e comentámos que fazia falta um momento social, que poderia ser em torno do vinho, que unisse as pessoas e se focasse em aspetos mais pessoais de produtores, vinhos e enólogos, e não tanto em aspetos técnicos", explica o wine advisor Claúdio Martins. “Um momento de Wine After Work fazia-nos todo o sentido. Até porque as garrafas de vinho partilhadas são as melhores”, complementa Adriana Fournier, diretora de eventos da Chefs Agency.

Duas a três vezes por semana, o produtor abre uma garrafa especial, a prová-la e a comentá-la, e o wine advisor Claúdio Martins e o sommelier Rodolfo Tristão farão os seus comentários, o primeiro com um ponto de vista mais próximo do consumidor final, o segundo com um parecer mais técnico.

Os participantes poderão colocar as dúvidas que entenderem ao produtor, partilhar fotografias do que estão a beber, e claro, estarem acompanhados ao beber o seu copo.

Produtores internacionais estão também confirmados para os próximos tempos nesta plataforma, como o produtor Loic Pasquet, de Bordéus (França) ou Dominik Huber, da Priorat (Espanha).

Martin Boutique Wines os vinhos entregues em casa pela mão do fundador

A Martin Boutique Wines, empresa dedicada à venda e distribuição de vinhos e destilados, assume a entrega em Lisboa, Estoril, Cascais, Margem Sul, dos néctares, pela mão do fundador da empresa Pedro Martin e por Nuno Jorge na zona de Coimbra, Aveiro e Mealhada.

De acordo com a distribuidora e também produtora, as entregas são feitas “com todo o cuidado de saneamento e respeito pelas regras”.

Fazendo uma encomenda superior a 50 euros o consumidor escolhe “entrega grátis quando fizer o checkout. A entrega é gratuita acima deste valor, para as zonas mencionadas”, informa a Martin Boutique Wines.

Martin Boutique Wines
Pedro Martin um dos fundadores da Martin Boutique Wines. créditos: Martin Boutique Wines

A partir de Gaia, loja online propõe cabazes de vinhos

A OnWine Megastore de Bebidas, garrafeira localizada em Vila Nova de Gaia, reforçou o seu canal online de vendas. Com os portes gratuitos durante o período da quarentena, encontramos neste espaço digital dez cabazes, entre os 30 euros e os 170 euros, “compostos por um conjunto de vinhos comercializados a preços especiais, que convidam à descoberta e experimentação de novas referências dentro do mesmo produtor ou novas categorias de produto”, refere a equipa da OnWine.

Para dar a conhecer os seus cabazes, os produtores que se juntaram à campanha vão criar pequenos vídeos que serão difundidos nas redes sociais nos próximos dias. Os conteúdos dos vídeos serão desde explicar a seleção do seu cabaz, dar algumas dicas de harmonização e consumo, ou mesmo recomendações para conservar o vinho em casa.

As marcas participantes são Casal de Ventozela e Quinta do Tamariz, da região dos Vinhos Verdes, Taylor’s, Quinta do Crasto, Quinta da Gaivosa, Quanta Terra, Oboé e Vértice, do Douro, e Reynolds Wine Growers, do Alentejo. Junta-se ainda a empresa Vinoking, que reúne vinhos de três regiões nacionais: Douro, Vinho Verde e Dão.

A partir de Gaia, loja online propõe cabazes de vinhos

Adegga oferece lojas online a produtores de vinhos

Já o Adegga MarketPlace surge como resposta da empresa portuguesa Adegga para apoiar os produtores nacionais nas limitações de venda de vinho atuais: as novas lojas online de produtores de vinho passarão a estar a reunidas numa plataforma digital única, que dá acesso à audiência Adegga, composta por milhares de compradores de vinho digitais, e à tecnologia de comércio eletrónico desenvolvida pela empresa.

Com inscrição gratuita para os primeiros produtores a fazer o registo, o Adegga MarketPlace “dispõe de todas as ferramentas para responder à crescente procura por soluções online para compra de vinho, incluindo encomendas online, pagamento por cartão de crédito, referência Multibanco e MB Way, gestão de envios e apoio a clientes”, sublinha André Ribeirinho, co-fundador do Adegga.

Recorde-se que o Adegga na sequência das medidas restritivas impostas pela pandemia de COVID-19, lançou a Portugal Wine Week, uma plataforma digital para suprimir a ausência de contactos provocada pelo cancelamento da Prowein, na qual participaram dezenas de produtores de vinho nacionais.

 Enóphilo Marketplace. A nova casa para a venda de vinhos online

Com a generalidade dos espaços comerciais encerrados, cancelamento de festas, festivais vínicos e cursos, decorrente da pandemia provocada pelo Coronavírus, os atores do mundo do vinho reinventam formatos de contacto com os consumidores.

Assim, para que produtores e clientes estejam a poucos passos de distância, usando os canais digitais, a marca Enóphilo, anunciou o lançamento do Enóphilo Marketplace, plataforma que permite a aquisição de vinhos.

“A venda é efetuada diretamente entre produtor e consumidor, e as entregas garantidas também pelo produtor em questão em total segurança e de acordo com todas as normas instauradas pela Direção Geral de Saúde, informa a Enóphilo.

Ainda em fase de crescimento, a plataforma conta com um catálogo com algumas dezenas de referências de produtores como a Quinta Breijinho da Costa, Quinta da Ferradosa, Quinta de Santiago, Quinta do Paral e Terras de Mogadouro.

Enóphilo Marketplace, a nova casa para a venda de vinhos vive no digital
créditos: Hermes Rivera

Mais de 1000 vinhos com portes gratuitos

A Garrafeira Nacional propõe a aquisição de vinhos online com portes gratuitos. Isto para mais de mil referências expostas no site. Todos os vinhos chegam com descrição sobre o produto em causa.

Última atualização às 18h45 de 30 de março com informação sobre as lojas virtuais da Dionísio, Ilha do Pico e Wines by Heart.

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