Uns rendem-se às pataniscas de bacalhau, outros à tiborna de sardinha, há quem não dispense a sandes de porco marinado, fumado e assado em calda e ainda quem se derreta pelo requeijão de ovelha com azeite virgem e orégãos.

Essas e outras tentações, mais de meia centena no total, são inspiradas na melhor tradição taberneira portuguesa, recriadas pelos restaurantes Cantina LX (famoso pela preservação dos sabores da grande cozinha tradicional, em particular confeções no forno a lenha), Tasca de Três (a reunião dos chefes Nuno Diniz e Nuno Barros, a que se juntam o foodie Rodrigo Meneses e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa) e Taberna da Rua das Flores (petiscos de sempre polvilhados com pitadas das muitas viagens de André Magalhães pelo mundo), em funcionamento permanente no festival. O chefe Nuno Diniz decidiu, entretanto, convidar diariamente outros cozinheiros para a “tasquice”, casos de Francisco Siopa, Hugo Brito, Rui Martins e Vitor Claro.

As opções gastronómicas variam entre os 3,00 euros e os 12,00 euros e podem ser harmonizadas com a gama de cervejas artesanais Super Bock Seleção 1927: Imperial Stout, Cascade Blond Lager, Munich Dunkel e Bavaria Weiss, particularmente elaboradas a pensar na harmonização com diferentes tipos de gastronomia.

Do programa do evento constam ainda as apresentações de cozinha ao vivo dos chefes Justa Nobre (O Nobre, Lisboa e Estoril), dia 17, pelas 21h00, e André Magalhães (Taberna da Rua das Flores, Lisboa), dia 18, pelas 21h00. Justa vai apresentar sopa frita de beterraba e cerveja preta, bem como uma imitação de trufas; André Magalhães vai conjugar ostras e cerveja.

Tascas no Cais funciona das 12h00 às 24h00 - no último dia, dia 19, das 12h00 às 16h00. A entrada tem um custo de 3,00 euros, com oferta de uma cerveja Super Bock Original, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 24h00, e aos fins-de-semana, todo o dia. Nos dias de semana a entrada é gratuita, entre as 12h00 e as 17h00.

O festival é uma organização da Super Bock e da EV-Essência do Vinho, com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural e ATL – Associação de Turismo de Lisboa.