Convidada a participar em três momentos de prova, a comunidade nacional de bartenders, teve oportunidade de desgustar em primeira mão as novidades para Portugal da Jameson Irish Whiskey. Jameson Caskmates, Jameson Crested e Jameson BlackBarrel, são três referências que estão, a partir de agora, à disposição do público em geral nos canais de venda habituais.
Este Jameson Caskmates nasce de um casamento entre bebidas vizinhas que durante séculos conviveram nos bares sem permutarem entre si, o whiskey e a cerveja. Em 2013 o Master Distiller da Jameson e o fundador da Franciscan Well Brewery decidiram estagiar em barris de Jameson uma cerveja preta artesanal. Após este estágio, os mesmos barris regressaram à destilaria para serem novamente enchidos com whiskey Jameson. O resultado foi um whiskey que mantém a suavidade da tripla destilação, incorporando notas adicionais de café, cacau, caramelo e ligeiros toques de lúpulo, tipicamente obtidos na cerveja preta.
Já o whiskey Jameson Crested vem homenagear os primeiros lotes produzidos e engarrafados em Bow Street, corria o ano de 1963. Na época, os barris eram vendidos a revendedores que engarrafavam, selavam e rotulavam o whiskey. Revendedores menos escrupulosos diluíam o whiskey com água. Um risco para a reputação da marca. O novo Jameson Crested resulta da mistura de whiskey de alambique e grain whiskey. O processo de envelhecimento é fortemente influenciado pelos barris de xerez que lhe conferem um nariz aromático e um paladar com notas de madeira, especiarias e chocolate. Tem um final quente e prolongado evidenciando o xerez.
Por seu turno, o whiskey Black Barrel nasce também como homenagem, neste caso, a um método de produção que resultada de uma necessidade no passado: para secar mais rapidamente os barris após os rigorosos invernos irlandeses, estes eram queimados. No entanto, concluiu-se que as notas tostadas resultantes do estágio naqueles barris revelavam ser de uma riqueza e complexidade importantes.
Deve ser consumido puro, com gelo ou acrescentando água gradualmente para ir libertando os seus sabores.
Hoje em dia a marca recorre a pipas tostadas duas vezes por opção, não por necessidade. O resultado é um whiskey complexo nos sabores, ricos e frutados, combinando o quente das especiarias e o doce da baunilha.
Deve ser consumido puro ou com duas pedras de gelo.
O Jameson Caskmates chega ao mercado com o preço recomendado de 19,00 euros, o Jameson Crested com o preço de 22,00 euros e o Jameson Black Barrel a 28,00 euros.
Comentários