É um dos alimentos preferidos de grande parte dos portugueses e também um dos produtos-estrela do novo Bread & Friends. Localizado no número 8 da avenida Fontes Pereira de Melo, em pleno centro de Lisboa, o novo conceito de restauração do grupo empresarial Sana, que possui hotéis e restaurantes em várias regiões do país, integra ainda uma padaria, uma pastelaria com fabrico próprio ao longo do dia e um serviço de torrefação de grãos de café.

Lisboa tem um novo restaurante italiano. A decoração é cosmopolita e a cozinha autêntica e artesanal
Lisboa tem um novo restaurante italiano. A decoração é cosmopolita e a cozinha autêntica e artesanal
Ver artigo

"O primeiro espaço Bread & Friends apresenta um palco de produção original e totalmente transparente, onde todos os dias a raiz do pão português é trabalhada com as exigências de uma sociedade moderna", refere a empresa em comunicado de imprensa. O novo café é um dos espaços de restauração do novo hotel Epic Sana Marquês, que também integra o restaurante italiano Allora. O pão artesanal de inspiração alentejana, feito com massa mãe de alta qualidade fermentada lentamente num período de 48 a 72 horas, é uma das principais apostas do espaço.

Mas os apreciadores também podem saborear ali ou levar para casa pão de centeio confecionado à moda antiga ou uma broa de milho-amarelo, com massa feita com escaldado de farinha de milho para obter uma gelatinização húmida, como as que se produziam em tempos que já lá vão. O pão de castanha e erva-doce é outra das propostas. A água da cozedura deste fruto é reaproveitada para realçar os sabores da massa, conferindo-lhe um sabor único.

Há quem não viva sem pão. No Bread & Friends pode saboreá-lo a sair do forno e até vê-lo a ser amassado

Amassado e cozido à frente dos clientes, este pão artesanal rivaliza com os bolos que o Bread & Friends fabrica diariamente. "A pastelaria é tradicional e trabalhada igualmente de frente para o consumidor. Da oferta constam clássicos como as bolas de berlim, feitas a partir de um brioche de manteiga com fermentação prolongada e adição de massa mãe, bem como o brioche craquelin, recheado com cremes artesanais", refere ainda o documento.

Há quem não viva sem pão. No Bread & Friends pode saboreá-lo a sair do forno e até vê-lo a ser amassado

Os mais gulosos podem optar por um babka de chocolate, um bolo feito com massa doce e folhada com fermentação de 24 horas, recheada com chocolate e nozes e praliné crocante. "Na oferta do Bread & Friends, brilham também os muffins ao estilo bundt cake, com textura húmida e coberturas artesanais", informa a empresa. Para acompanhar, são propostos dois blends de café, torrados no interior do próprio espaço a diversas horas do dia.

"A nossa oferta baseia-se em duas gamas de produto, o café tradicional e de consumo diário e o café gourmet à base de cafés torrados artesanalmente na loja", informa o grupo empresarial. Uganda robusta e Guatemala arábica são as origens do café Bread & Friends. Aquele que é o primeiro de uma rede de espaços de restauração que a empresa pretende abrir em território nacional nos próximos anos funciona diariamente entre as 07h30 e as 20h00.

Há quem não viva sem pão. No Bread & Friends pode saboreá-lo a sair do forno e até vê-lo a ser amassado

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.