É no Pavilhão 1 da FIL que, uma vez mais, a capital recebe um dos maiores eventos vínicos nacionais. Desta feita, o “Grandes Escolhas Vinhos & Sabores” vai chegar com uma área de exposição de 7 mil m2 e com novidades: Vai ter um espaço próprio dedicado aos vinhos Bio(lógicos) e uma zona de apresentação de propostas de Enoturismo.

Contas feitas, entre 25 e 28 de outubro, perto de 400 produtores presentes, entre vinhos sabores e acessórios, farão mostra da sua atividade. Um espaço onde grande parte dos produtores apresenta os seus mais recentes lançamentos no mercado, sobretudo os vinhos de topo de gama e anunciam tendências para o ano 2020.

Na edição deste ano,o “Grandes Escolhas” destaca duas áreas específicas, ambas com imagem e identidade próprias. Uma, o espaço “Organic”, inteiramente dedicado aos vinhos de origem Bio e que vem dar resposta a uma procura crescente por parte de muitos consumidores. Ligada intimamente ao negócio, está o desenvolvimento do Enoturismo, temática já incluída na edição de 2018 e que este ano vai ocupar um espaço de maior visibilidade.

Para além dos vinhos, os sabores são também uma presença indispensável nesta feira. Duas iniciativas vão marcar a edição deste ano certo, a segunda edição do “Par Perfeito”, concurso onde seis chefes de cozinha e outros tantos sommeliers procuram a melhor combinação entre os pratos feitos na hora e os vinhos surpresa colocados à sua disposição. O vencedor resulta da escolha do público que os provará.

“Grandes Escolhas Vinhos & Sabores 2019” põe mais de 3 mil vinhos à prova em Lisboa

Mas são os queijos artesanais portugueses uma das grandes novidades desta feira. Numa iniciativa denominada “A Grande Tábua de Queijos”, a organização convidou um conjunto das melhores queijarias artesanais portugueses para disponibilizarem uma grande degustação. Por um valor de 5,00 euros, o visitante adquire um prato especial que pode encher com amostras dos queijos em exposição e harmonizá-los com uma lista de vinhos selecionados.

 “A Escolha da Imprensa”: centenas de vinhos a concurso

Tal como em edições anteriores, vai realizar-se o concurso de vinhos "Escolha da Imprensa”. Este ano com um número de inscritos que superou os 370 (mais 10% que na edição anterior) os vinhos são provados por um painel de 60 jurados reunindo profissionais da imprensa, rádio, televisão, redes sociais especializadas e também dezenas de profissionais ligados às compras e sommeliers.

O objetivo desta prova cega é eleger os melhores vinhos da feira, informação que será anunciada publicamente na cerimónia de distribuição dos prémios no dia 25, no próprio recinto do evento.

“Grandes Escolhas Vinhos & Sabores 2019” põe mais de 3 mil vinhos à prova em Lisboa

Três dias de “Provas Especiais”

Partilha, aprendizagem e degustação. São estes os três objetivos das “Provas Especiais”, orientadas e comentadas por críticos e produtores vitivinícolas. Na Sexta-feira, dia 25 de outubro, são dados a conhecer "Os tesouros de D. Antónia Ferreira: Vintage Porto de 1847 a 2017” numa prova única, repleta dos mais excecionais vinhos do Porto.

Para sábado, dia 26, estão desenhadas cinco “Provas Especiais”, com as seguintes temáticas: “Três décadas de espumantes Murganheira com espumantes muito raros e inacessíveis para o comum dos consumidores”; “A colheita de 2009: grandes tintos de Portugal”, pelo prestigiado crítico de vinhos Luís Lopes; “Quinta do Crasto: brilhante joia do Douro”; “Os vinhos da vida de António Saramago”, reconhecido enólogo da Região Demarcada da Península de Setúbal; e “Vinhos Barbeito: uma referência na Madeira”.

No domingo, dia 27, são três: “Açores, vinhos únicos de um terroir singular”, pelo crítico da especialidade Nuno de Oliveira Garcia; “Expressões por Aveleda: a riqueza de terroirs na região dos Vinhos Verdes”; e “Vintage 2017: um Porto para a História”, pelo conhecido critico João Paulo Martins.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.