
Este festival gastronómico insere-se no programa mais alargado da “Quadragésima - Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do concelho do Fundão”, evento que envolve dez freguesias. No que à mesa diz respeito a cozinha desta época reflete as tradições pascais, com um forte sentido da família e da identidade gastronómica da região.
Entre os pratos apresentados, até 17 de abril, nos 19 restaurantes e seis pastelarias do concelho, destaque para o bolo doce, o bolo de azeite, o cabrito no forno, o borreguinho com azeite, alho e alecrim, as papas de carolo ou o arroz doce.
Neste festival participam os restaurantes As Tílias, Boguinhas, Cantinho dos Grelhados, Cascata, Hermínia, Marisqueira Bela Vista, Moagem d’ Avó, O Parque, O Telhas, Paladar’te e o Snack-Bar Sítio do Vale (Fundão), Fiado Restaurante (Janeiro de Cima), Hotel Rural Casa da Eira (Pêro Viseu), O Mário (Cruzamento de Alcaria), O Calhambeque (Alcaria – EN18), Papas e Migas (Alcaria), O Cerejal (Alpedrinha), O Pipo (Souto da Casa) e O Fernandes (Telhado), assim como as pastelarias A Laranjinha, Arte e Doce, Formiga, Flor do Fundão, Paris e Salgados da Ana (Fundão).
Recorde-se que a “Quadragésima, ciclo de tradições da Quaresma e Semana Santa do concelho do Fundão”, realiza-se ao longo das sete semanas que precedem a Páscoa, até 16 de abril. É um ciclo de turismo religioso, dedicado às tradições do sagrado, ao teatro, às artes, à música e à gastronomia.

Comentários