
Celebrar o carácter e singularidade dos vinhos da região, o Festival do Vinho do Douro Superior 2017,vai contar com a presença dos melhores produtores desta sub-região e inúmeras atividades ao longo dos três dias, entre 19 e 21 de maio. O programa oficial do evento contempla o habitual “Concurso de Vinhos do Douro Superior” e o anúncio dos respectivos resultados, assim como um Colóquio, subordinado este ano ao tema “Um Rio de Patrimónios, da Foz à Nascente”. A coordenação é João Paulo Martins, crítico de vinhos do Expresso e da VINHO - Grandes Escolhas, e estão já garantidas três presenças de peso: o jornalista Francisco José Viegas, o Professor Bianchi de Aguiar e o enólogo João Nicolau de Almeida.
Ao vinho juntam-se os sabores, que estarão presentes nos stands e espaços de restauração do evento, a representar iguarias de Vila Nova de Foz Côa, mas também dos concelhos circundantes: Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.
Três dias de entrada livre completamente dedicados ao melhor da sub-região mais a montante do Douro. Além da mostra de vinhos, o festival contará com as habituais provas comentadas por especialistas: três no que toca aos vinhos (brancos, tintos e do Porto); e uma de azeites. A animação musical está garantida, em especial na noite de Sábado com um concerto de Tony Carreira, cuja entrada é gratuita.
Recorde-se que a quinta edição, que decorreu em Maio de 2016, foi visitada por cerca de sete mil pessoas. O evento contou com a presença de 60 stands de vinhos e dez ligados aos sabores e gastronomia local.
Comentários