O Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais comemora dez anos em 2022. Além da novidade de, pela primeira vez, distinguir, sempre em prova cega e isenta, a Melhor Cerveja Artesanal Portuguesa à venda em 2022, a organização decidiu antecipar a comemoração. Desta forma, entre os dias 5 e 9 de dezembro (o concurso propriamente dito é nos dias 10 e 11), vão decorrer momentos de divulgação da cultura cervejeira artesanal, em diferentes espaços da cidade do Porto (programa no final da notícia).

Recorde-se que as marcas de cerveja artesanal portuguesa que virem a qualidade das suas cervejas ser reconhecida pelo Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, recebem uma Medalha de Ouro, Prata ou Bronze. Já os cervejeiros caseiros que virem as suas receitas serem distinguidas pelo Concurso vão ter a oportunidade de produzirem as mesmas nas instalações de marcas nacionais. Em ano de data redonda, o 1º Prémio do Concurso nas quatro categorias de cerveja a concurso vai ser oferecido pela BeerHouse, Musa, Nortada e Sovina.

As inscrições para o Concurso continuam abertas até 4 de dezembro no site do evento. As cervejas são avaliadas, em prova cega, por um painel de jurados composto por cervejeiros, juízes certificados, analistas sensoriais e especialistas ligados ao sector.

O Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais é um evento organizado pelo Cervejas do Mundo – Fórum (grupo do Facebook com mais de 10 mil membros, o mais importante e antigo do sector a nível nacional), e certificado pelo Beer Judge Certification Program, organização mundial de juízes de cerveja, criada em 1985, presente em mais de 50 países.

O programa de iniciativas de 5 a 9 de dezembro é o que encontra abaixo:

5 de dezembro (Armazém da Cerveja), 18h00 às 19h00 - Workshop "Tipos de copo e sua utilização" por Vítor Meirelles.

6 de dezembro (TapRoom da Colossus/ D'os Diabos), 19h00 - Evento “Meet the Brewer” por Ricardo Cacildo da D'os Diabos.

7 de dezembro (Catraio), 21h00 - Encontro de cervejeiros caseiros do Porto com João Faria da Zomato. Tema: harmonizações, viagens e rabanadas.

8 de dezembro (Nortada), 17h30h às 19h00 - Mesa redonda "Como desafiar o paradigma da cerveja em Portugal?". Transmissão live através do IG ou FB da @cervejanortada.

9 de dezembro (Lupum), a partir das 19h00 - Churrasco cervejeiro.

10 de dezembro (Fábrica de Cervejas Portuense), 9h00 - Primeiro dia de Avaliações. 19h00h - Jantar harmonizado a quatro tempos (cada prato é harmonizado com uma cerveja de uma marca diferente).  Inscrições através do e-mail vitor.meirelles@fcportuense.pt

11 de dezembro (Fábrica de Cervejas Portuense) - 9h00 - Segundo e último dia de Avaliações. 15h00 - Quizz cervejeiro. 19h00 - Divulgação dos vencedores.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.