As portas do Essência do Vinho – Madeira abrem-se no dia feriado, das 14h30 às 18h00, exclusivamente para profissionais da hotelaria e restauração madeirenses. A partir das 18h00 e até às 22h00, desse dia 1 de dezembro, o certame abre portas ao público em geral.

Os provadores da "Revista de Vinhos", José João Santos e Manuel Moreira, conduzem as duas primeiras provas comentadas do evento: “O admirável mundo dos espumantes”, pelas 18h30, incidirá sobre múltiplas propostas de efervescência, de norte a sul, incluindo nos arquipélagos, aconselhando diferentes tipologias de espumante para momentos igualmente diferenciados.

“Vinhos Fora da Caixa”, pelas 20h00, incidirá em vinhos por vezes nativos de castas mais raras, outros ainda obtidos a partir de vinificações menos óbvias e que, em comum, possuem uma singularidade apreciável e uma capacidade de suscitar discussões apaixonadas.

A primeira sessão de showcooking será protagonizada pelo chef Yves Gautier, francês radicado há vários anos na Madeira, atualmente no Choupana Hills. Os momentos de música ao vivo acontecem às 19h30 e às 21h30, com smooth blues e jazz por Alberto TC. Haverá também pintura em vinho por Andreina de Canha Abreu, artista plástica que estará diariamente presente no evento.

Sexta-feira, 2 de dezembro, Essência do Vinho – Madeira acolhe público a partir das 18h00. A Adega de Favaios, que está a celebrar 70 anos, promove também a essa hora uma prova comentada para convidados e pelas, 18h30, os provadores da “Revista de Vinhos” propõem um “Duelo a valer: clássicos vs. experimentalistas”, uma prova comentada que colocará em confronto referências de sempre e vinhos provocadores. Pelas 20h00, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) promove uma masterclass que incidirá sobre o sucesso dos “Vinhos tranquilos da Madeira”, conduzida pelo enólogo João Pedro.

O showcooking de sexta-feira, pelas 20h30, terá aos comandos o chef Fernando Soares, do restaurante Saca-Rolhas, da ilha açoriana de São Miguel. A voz de Sofia Petito trará Bossa Bossa em sessões ao vivo às 19h30 e 21h30.

Sábado, 3 de dezembro, terceiro e derradeiro dia da 10ª edição, Essência do Vinho – Madeira abre pelas 15h00. Às 16h30, a wine educator Rubina Vieira, do IVBAM, orientará a masterclass “Vinho Madeira”. O enólogo António Maçanita e o sommelier Nuno Faria, parceiros no projeto Profetas e Villões, conduzirão a prova comentada “Porto Santo, um terroir único” pelas 18h00 e mais tarde, pelas 19h30, os provadores da “Revista de Vinhos” propõem uma derradeira prova comentada que incide em “Grandes vinhos fortificados para o Natal”.

O derradeiro showcooking terá em palco o chef César Vieira, do restaurante Galáxia SkyFood, do hotel Savoy Palace e as sonoridades ao vivo de sábado, pelas 19h00 e 21h00, serão garantidas por Joves Jazzy Walks. Um leilão final de vinhos, pelas 21h30, complementa a programação.

Os ingressos podem ser adquiridos online e em postos de venda parceiros, espalhados pelo arquipélago.

Os bilhetes orçam ente os 20 euros (individual) e os 46 euros (bilhete duplo + duas provas comentadas).

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.