Olhando a partir do espaço interior, através da montra, Coimbra passeia-se serenamente na grande artéria, espécie de coluna vertebral da Baixa da cidade. A Rua Visconde da Luz, desdobra-se em vias transversais, subindo à Alta da cidade, ou desembocando junto ao rio Mondego, de caudal humilde num arranque de outono seco, a disputar o lugar do verão. Sento-me próximo à montra na mesinha ornada com flores frescas e mimosas. Na rua, duas outras mesas e várias cadeiras, delicadas, ajeitam-se em forma de esplanada. Na loja de doçaria “Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?”, a dedicação de Mafalda Carvalho Agante não se mede em muitos metros quadrados. Num tempo em que tudo tem de parecer arrebatadoramente grande e troante, Mafalda, autora de livro e de blogue, ambos com nomes homónimos à loja, teve a coragem de abrir um espaço intimista, calmo, de partilha e sem decibéis galopantes.

Coimbra: Na casa Mais Gulosa a doçaria não sai da linha de montagem, é labor de artesã
Mafalda Agante: “Muitos dos meus doces são sem glúten”.

As criações desta, agora, também empresária, assumidamente “gulosa inveterada”, são trabalho de artesã. Nos preceitos de laboração, nos ingredientes usados, na pesquisa que faz, nas parcerias que firma e no espírito que Mafalda entrega aos seus bolos, tartes, pudins, pães, um sem número de outras criações. Já lá iremos.

Coimbra: Na casa Mais Gulosa a doçaria não sai da linha de montagem, é labor de artesã
Mafalda Agante: “Muitos dos meus doces são sem glúten”.

Por agora Mafalda deixa por momentos o balcão e acompanha-me à mesa com uma primeira sugestão, “tem de provar o Toucinho-do-céu biológico”, sem glúten. Aceito e é um deleite perceber que este sintetiza aquilo que é, há vários anos, o trabalho desta conimbricense. É Mafalda que fala por mim: “os ovos neste Toucinho-do-céu são biológicos e, obviamente, não tem farinha. Não é minha intenção usar ingredientes só para `encher`. Nos meus doces não vai encontrar semi-preparados, ovos líquidos, corantes ou conservantes”. Este é ponto de honra para a minha interlocutora, a origem do produto na base das suas criações, seja um bolo Delícia de noz, a Delícia de amêndoa, o Bolo de noz com doce de ovos, as Mini pavlovas, os Mini éclairs, o Bolo mousse de chocolate, o Bolo de limão com queijo creme e framboesas frescas. Mafalda é uma perfecionista e não deixa em mãos alheias nenhum pormenor na sua loja. “Faço os bolos como se fossem para mim”, confessa, “a verdade é que ando a comer os meus doces durante todo o dia”.

Coimbra: Na casa Mais Gulosa a doçaria não sai da linha de montagem, é labor de artesã
Mafalda Agante: “Muitos dos meus doces são sem glúten”.

Provamos agora um Veludo de cacau biológico. Mafalda serve (como sempre faz) uma fatia generosa. “Ui!”, penso, em jeito de interjeição, depois da delícia de toucinho-do-céu que nos leva ai mesmo, onde moram as estrelas. A prodigalidade na dose é inversamente proporcional à sensação de enfartamento e faz justiça ao veludo. O bolo é leve e deixa o cacau brilhar sem morrer num banho de açúcar. “Muitos dos meus doces são sem glúten e sem açúcar refinado”, sublinha Mafalda que, não sendo uma purista e vendo na doçaria uma natural evolução, não cede quando há que respeitar a tradição conventual portuguesa: “Quando vejo uma receita conventual com margarina nos ingredientes fico fula. A nossa doçaria conventual é riquíssima. Com ingredientes simples, como os ovos e o açúcar, criámos uma diversidade espantosa”.

Coimbra: Na casa Mais Gulosa a doçaria não sai da linha de montagem, é labor de artesã
Mafalda Agante: “Muitos dos meus doces são sem glúten”.

Um casal de nacionalidade brasileira entra, entretanto, na loja, curioso com os pitéus com doce de ovos. Um elenco que vai mudando todos os dias. “Sou eu que faço quase tudo o que vê aqui na loja. Há, claro, algumas propostas com lugar cativo, como o Toucinho-do-céu, mas não deixo que os clientes se aborreçam”, afirma Mafalda rindo. A mesma doceira que também mantém a chama ativa na rúbrica "Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?" no programa BFF, na RFM. Sugestões que chegam sempre servidas com música. Uma marca, “Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?” que nasceu há uns anos com o blogue. Para Mafalda Agante não há separadores na sua vida profissional. “A ideia é entroncar com a doçaria todas as áreas do blogue, seja a visita a um hotel ou a um restaurante, a sugestão de um livro, os eventos”.

há alguem
Mafalda Agante entrega um carinho muito especial à sua loja doceira em Coimbra.

Educadamente recuso a Mafalda uma bela mini Pavlova, de ar estaladiço e tentadoramente coberta com doce de framboesa. Para remate opto por um sempre eterno eleito da minha prática da gula, o Molotof com doce de ovos. Faço-o acompanhar por um sumo natural também receita da casa. Não pense o leitor que lhe vai encontrar açúcar e resista a estragá-lo com um pacotinho do mesmo. A responsável pelo espaço “Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?” não prescinde de acrescentar à oferta doceira, os sumos, as águas aromatizadas, a água Evian e, também, opções quentes biológicas, incluindo chocolate quente e uma grande variedade de chás biológicos”.

Coimbra: Na casa Mais Gulosa a doçaria não sai da linha de montagem, é labor de artesã
Bolo naked de mousse de framboesa.

No que respeita à oferta da sua casa Mafalda abre algumas exceções a fornecedores e apresenta propostas de produtores selecionados ao longo de anos de reportagens e provas para o seu blogue, como são exemplos as Bolas de Berlim tidas como as melhores do Porto. “Estes doces chegam através de uma transportadora refrigerada, com temperatura controlada. Também com recurso à transportadora posso fazer chegar os meus doces a várias zonas do país”. Mafalda Agante também produz pão biológico por encomenda, assim como “bolos e sobremesas personalizadas para eventos e festividades”.

Coimbra: Na casa Mais Gulosa a doçaria não sai da linha de montagem, é labor de artesã
Mini éclairs com diferentes sabores.

Neste cantinho em Coimbra, Mafalda expressa a paixão que a anima desde a infância, anterior ao curso de jornalismo, à passagem por alguns canais de televisão, à rádio, ao blogue e ao livro. “Em criança ia à pastelaria com os meus pais e colava-me às montras. Disse-me mais tarde a minha mãe que eu provava sempre algo novo. O mesmo se passava quando viajava para algum sítio, ia sempre perguntar aos habitantes locais onde ficava a melhor pastelaria”, conta-nos na primeira pessoa Mafalda Agante. Do provar ao confecionar foi um pequeno passo para a bloguer. Em breve Mafalda via-se na cozinha frente ao forno, às formas e batedeira. “Comecei aos dez, doze anos a fazer doces por iniciativa própria. Os meus doces preferidos eram, nessa época, as delícias de leite, assim como um bolo com massa de pão-de-ló, recheado com chantilly e com cobertura do mesmo”.  Os pais não se opunham a estas incursões na cozinha, embora “estabelecessem limites” nas quantidades de açúcar que ingeria, e acabava por comer bolos na escola às escondidas.

Coimbra: Na casa Mais Gulosa a doçaria não sai da linha de montagem, é labor de artesã
Mafalda Agante não deixa nas mãos de terceiros a gestão de todas as fases de produção da sua doçaria.

Limites com algumas exceções como o Natal, festividade por excelência doceira. Para as festas do final do ano de 2017, Mafalda antevê uma aposta reforçada na doçaria conventual e nos doces tradicionais, assim como algumas surpresas. Certo é sabermos que Mafalda terá trabalho redobrado na cozinha. Um labor que faz por prazer, o mesmo que entrega no atendimento com muito de didático e explicativo na sua loja e na atenção aos pormenores. Despeço-me deste “Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?” no momento em que entra uma fornecedora com um ramo de flores para refrescar este toque campestre que vive nos jarrinhos sobre as mesas.

Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?

Rua Visconde da Luz 75 Loja 1, 3000-414 Coimbra

Contactos: Tel.: 239 196 473; E-mail: mafalda.agante.blog@gmail.com

Página de Facebook

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.