A popularização dos bolos de caneca à boleia das redes sociais pode-nos fazer crer que este amigo da gulodice rápida é uma invenção recente. Não seria de estranhar, um bolo que se produz em dois ou três minutos como corolário de um tempo em que tudo corre e acelera.

Contudo, espanto, o bolinho com meia dúzia de ingredientes não é filho do micro-ondas. Antes um trineto de uma invenção do século XVII, época em que vinha mencionado como um bolo assado numa caneca de cerâmica. O feito não é pequeno, a menção fez-se naquele que é reconhecido como o primeiro livro de receitas escrito na América do Norte. Corria, então, o ano de 1796 e a receita nascia publicada em “American Cookery”, de Amelia Simmons.

Acresce que, na época, a existência de bolos de caneca (cupcake) facilitava a medida dos ingredientes, antes de estabelecido um modelo padrão de pesagem. Desta forma, disseminaram-se os bolos “1234” que deviam o nome à proporção de ingredientes utilizados: uma chávena de manteiga, duas de açúcar, três de farinha e quatro ovos (uma verdadeira “bomba culinária”, diríamos atualmente).

Bolo de cacau e doce de leite na chávena
Blogue "Há alguém mais gulosa do que eu?"

Diferente, contudo, do atual bolo dentro da caneca, mais moderado no uso dos ingredientes e que dispensa o moroso processo de forno, antes a celeridade do micro-ondas.

Mãos à obra…

Para preparar este Bolo de cacau e doce de leite na chávena, uma proposta da doceira Mafalda Agante, do blogue “Há alguém mais gulosa do que eu?”, só vai precisar dos seguintes ingredientes: um ovo, duas colheres de sopa de açúcar, uma colher de sopa de manteiga derretida, outro tanto de farinha de trigo com fermento, uma colher de sobremesa de cacau em pó, uma colher de sopa de doce de leite e, finalmente, uma colher de sobremesa de pepitas de cacau cru.

Se, por acréscimo, quiser dar uma cobertura de luxo ao seu bolo rápido, pode fazer-lhe um creme delicioso com uma colher de sopa de natas, uma outra de queijo creme e açúcar em pó.

Numa tigela (não precisa de ser grande, a quantidade apresentada é para uma chávena), bata o ovo com o açúcar e a manteiga. Junte o cacau em pó, as pepitas e a farinha. Bata e verta numa chávena ou caneca. Coloque o doce de leite e leve ao micro-ondas, na potência máxima, durante 45 segundos.

Para preparar o creme, misture todos os ingredientes e aplique sobre bolo já pronto

Para lhe acrescentar um final bem decadente, pode decorar com mais doce de leite e frutos vermelhos.

Agora, que preparou este bolo de caneca, pode lançar-se nas duas sugestões extra que deixamos abaixo:

Bolo de canela, café e noz (na caneca)

Difícil será fazer apenas um destes bolos. Cozinha-se no micro-ondas em apenas três minutos está pronto a devorar!
Bolo de canela, café e noz (na caneca)
Bolo de canela, café e noz (na caneca)
Ver receita completa

Bolo de leite de coco na caneca (em 2 minutos)

Um bolo muito simples, feito à mão, pode ser feito numa taça ou mesmo na caneca onde se vai servir, basta misturar tudo antes de ir ao micro-ondas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.